Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuições dos jogos como recurso para o processo de alfabetização

Processo: 14/06241-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Andreia Osti
Beneficiário:Tatiana Andrade Fernandes de Lucca
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Ensino   Alfabetização   Jogos   Mediação   Rio Claro (SP)

Resumo

Este projeto tem como objetivo verificar quais as contribuições na utilização dos jogos pedagógicos, enquanto recurso didático, para o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, pretende-se realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, identificando o que tem sido publicado em artigos, dissertações e teses nos últimos dez anos e quais as possibilidades do uso deste recurso no sentido de oferecer uma aprendizagem mais significativa e lúdica aos alunos, assegurando seus processos de aprendizagem. Como objetivo complementar da pesquisa, pretende-se analisar os registros de uma professora acerca das atividades com jogos que foram por ela aplicados em uma sala do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Rio Claro/ SP em 2013 e que participou da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. Espera-se com essa pesquisa, melhor compreender quais as contribuições do uso de jogos para viabilização do processo de alfabetização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)