Busca avançada
Ano de início
Entree

Ba(ZrxTi1-x)O3: Avaliação da eficiência do método de síntese e das propriedades elétricas de filmes obtidos por eletrodeposição.

Processo: 14/09368-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Agda Eunice de Souza Albas
Beneficiário:Guilherme Seidi Sasaki
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Filmes   Micro-ondas   Cerâmica avançada   Eletroforese

Resumo

Materiais ferroelétricos exibem, em um intervalo limitado de temperatura, uma polarização espontânea, permanente e re-orientável. O BaTiO3 é um dos materiais ferroelétricos insistentemente mais estudado devido à sua propriedade naturalmente ferroelétrica em temperatura ambiente, o que lhe atribui um leque de aplicações tecnológicas nas mais variadas áreas. Neste trabalho, é proposto uma avaliação do comportamento elétrico/dielétrico do BaTiO3 em função da substituição parcial do formador de rede Ti/Zr que gera o composto Ba(ZrxTi1-x)O3 (BZT). Para síntese deste composto cerâmico, é proposta a utilização do método hidrotérmico assistido por micro-ondas. As propriedades elétricas deverão ser avaliadas em filmes espessos do pó cerâmico depositados pelo método eletroforético. Além do comportamento elétrico, características estruturais, morfológicas e térmicas do composto deverão ser acompanhadas por análise de difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e análise térmica diferencial, respectivamente.