Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações de Bicamadas Lipídicas e Antioxidantes Naturais

Processo: 14/06713-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Marcia Perez dos Santos Cabrera
Beneficiário:Luana Talzi Diniz
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais   Curcumina

Resumo

Efeitos terapêuticos de agentes antioxidantes naturais são alvos de estudos para compreender suas funções na prevenção e tratamento de doenças, mas ainda poucos relatam sobre sua interação com membranas. Recentemente determinou-se que um desses antioxidantes, a curcumina, é um modulador das propriedades das bicamadas lipídicas e essa ação é semelhante à de outros agentes anfifílicos, como por exemplo, peptídeos antimicrobianos. Estudos em membranas modelo têm evidenciado que as características eletrostáticas e elásticas da bicamada decorrentes da sua composição lipídica são importantes moduladores das suas interações, mas poucos estudos investigam como substâncias antioxidantes as alteram. Nesta fase inicial, este trabalho busca determinar as constantes de partição por espectrofotometria de dois agentes antioxidantes fitoquímicos, curcumina (usada como referencia) e a quercetina, em bicamadas lipídicas zwitteriônicas (contendo ou não colesterol) e aniônicas, e correlacioná-las a efeitos de variações na sua fluidez, por medidas de anisotropia de fluorescência da sonda clorofila A.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, NATALIA B.; MARTINS, DANUBIA B.; FAZANI, VINICIUS E.; VIEIRA, MAIRA R.; DOS SANTOS CABRERA, MARCIA P. Cholesterol modulates curcumin partitioning and membrane effects. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-BIOMEMBRANES, v. 1860, n. 11, p. 2320-2328, NOV 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.