Busca avançada
Ano de início
Entree

Fototerapia aplicada em associação ao treinamento aeróbio: avaliação de diferentes protocolos de irradiação

Processo: 14/01279-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ernesto Cesar Pinto Leal Junior
Beneficiário:Larissa Aline Santos
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52404-0 - Laserterapia de baixa potência na fadiga muscular e recuperação muscular pós-exercício: parâmetros ideais de aplicação e efeitos em exercício de longa duração, AP.JP
Assunto(s):Fototerapia   Terapia a laser de baixa intensidade   LED

Resumo

Os benefícios de um programa de atividade física regular já foram citados e comprovados em diversos estudos. Sabemos que há resultados positivos com a aplicação de luz no aumento da performance muscular e retardo a fadiga. Entretanto, existem poucos trabalhos demonstrando os seus efeitos no treinamento aeróbio. O objetivo desse trabalho será investigar se a fototerapia com Lasers e LEDs, com diferentes comprimentos de onda e potências, com diferentes protocolos de irradiação, associado a um treinamento aeróbico, otimizaria o desempenho. Para tal, serão recrutados 96 voluntários, de ambos os gêneros, que participarão de um programa de exercício aeróbico regular em esteira ergométrica. O treinamento será realizado durante 12 semanas e serão avaliados aspectos referentes ao desempenho aeróbio dos voluntários (VO2max absoluto e relativo, frequência cardíaca máxima, e tempo até exaustão) e à composição corporal (percentual de gordura, quantificação de massa gorda e massa magra). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA, EDUARDO FOSCHINI; TOMAZONI, SHAIANE SILVA; VICENTE DE PAIVA, PAULO ROBERTO; PINTO, HENRIQUE DANTAS; SMITH, DENIS; SANTOS, LARISSA ALINE; CAMILLO DE CARVALHO, PAULO DE TARSO; PINTO LEAL-JUNIOR, ERNESTO CESAR. When is the best moment to apply photobiomodulation therapy (PBMT) when associated to a treadmill endurance-training program? A randomized, triple-blinded, placebo-controlled clinical trial. Lasers in Medical Science, v. 33, n. 4, p. 719-727, MAY 2018. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.