Busca avançada
Ano de início
Entree

Sulfetos e óxidos metálicos nanoestruturados como eletrocatalisadores para eletrodos de hidrogênio e oxigênio

Processo: 14/11923-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Fabio Henrique Barros de Lima
Beneficiário:Aniélli Martini Pasqualeti
Supervisor no Exterior: Jin Suntivich
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/03408-0 - Eletrocatalisadores bifuncionais para reações envolvidas em dispositivos de Eletro-conversão de energia regenerativos que operam com H2/O2, BP.DR
Assunto(s):Eletroquímica

Resumo

O desenvolvimento de dispositivos eletroquímicos que promovem a eletro-conversão de energia química em energia elétrica e vice-versa, é de grande importância para um cenário de energia sustentável. As células regenerativas unificadas (URFC) são exemplos destes dispositivos, os quais exigem o uso de eletrocatalisadores bifuncionais, ou seja, são necessários materiais ativos para as reações de desprendimento/oxidação de hidrogênio e de desprendimento/redução de oxigênio. Entretanto, o grande desafio para as URFCs é o desenvolvimento de materiais bifuncionais estáveis. Eletrocatalisadores contendo platina são ativos para essas reações, porém este metal, por ser escasso, possui elevado custo. Portanto, é necessário o desenvolvimento de eletrocatalisadores sem a presença de platina ou materiais menos nobres, mas que sejam ativos e estáveis. Diante disso, este projeto tem como objetivo a síntese e a investigação da atividade eletrocatalítica de eletrocatalisadores bifuncionais constituídos, basicamente, por sulfetos metálicos para a reação de desprendimento/oxidação de hidrogênio e por óxidos metálicos para a reação de desprendimento/redução de oxigênio em eletrólito alcalino e/ou ácido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASQUALETI, ANIELLI M.; PADGETT, ELLIOT; KUO, DING-YUAN; MULLER, DAVID A.; LIMA, FABIO H. B.; SUNTIVICH, JIN. Influence of Aliovalent Substitutions on Oxygen Reduction on Tantalum Oxynitrides. Journal of the Electrochemical Society, v. 164, n. 6, p. F645-F650, 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.