Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de trabalho dos auxiliares em saúde bucal no serviço público de Campinas

Processo: 14/11194-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Flávia Martão Flório
Beneficiário:Mariana Boanova Lourenço
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação e capacitação de recursos humanos   Prática profissional   Auxiliares de odontologia   Saúde pública

Resumo

O objetivo deste estudo será analisar a compreensão dos cirurgiões-dentistas (CDs) sobre o processo de trabalho e as relações da equipe de saúde com os Técnicos em Saúde Bucal (TSBs) e Auxiliares em Saúde Bucal (ASBs). Os dentistas vinculados ao serviço público do Município de Campinas, inseridos ou não em equipes da Estratégia Saúde da Família, serão convidados a participar do estudo. A coleta dos dados será realizada por meio de questionários estruturados e auto-administrados, com perguntas focadas à formação profissional e conhecimentos sobre as atribuições legais e limites de atuação da equipe auxiliar odontológica. O instrumento foi elaborado com base na lei federal n.º 11.889/2008, no parecer n.º 460/1975, do Conselho Federal de Educação, e na Resolução n.º 63/2005, do Conselho Federal de Odontologia. Após coleta dos dados, espera-se como resultados a compreensão sobre a adequação ou não das atribuições aos auxiliares de acordo com a lei federal 11.889/2008. Em vista da rotina de trabalho no município estar baseada, em sua maioria, em equipes da modalidade I, espera-se que as atribuições do ASB estejam mais coerentes com a legislação. Os resultados possibilitarão colaborar com os cursos de formação dos auxiliares e dos dentistas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIA MARTÃO FLÓRIO; MARIANA BOANOVA LOURENÇO; ARLETE MARIA GOMES OLIVEIRA; LUCIANE ZANIN. Work process of an oral health team according to the dentists. RGO - Revista Gaúcha de Odontologia, v. 65, n. 4, p. -, Dez. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.