Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do reparo ósseo na interface osso/implante em ratas osteoporóticas não tratadas e tratadas com alendronato - análise morfológica e imunoistoquímica

Processo: 13/11299-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Roberta Okamoto
Beneficiário:Danila de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Alendronato   Reparo ósseo   Ósseointegração   Osteoporose

Resumo

O propósito deste projeto é avaliar o processo de reparo ósseo na interface osso/implante em ratas com osteoporose induzida e tratadas com alendronato através das análises morfológica e imunoistoquímica. Para tanto, 30 ratas (Rattus novergicus albinus, Wistar) com aproximadamente 200 gramas cada, serão divididas em três grupos, sendo eles: Grupo I (SHAM) constituído por 10 ratas submetidas à cirurgia fictícia e alimentadas com dieta balanceada; Grupo II (OVX ST) constituído por 10 ratas submetidas à ovariectomia bilateral, alimentadas com dieta pobre em cálcio (osteoporóticas) e sem tratamento medicamentoso; e Grupo III (OVX ALE) constituído por 10 ratas submetidas à ovariectomia bilateral, alimentadas com dieta pobre em cálcio (osteoporóticas) e tratadas com o fármaco alendronato de sódio. Dois implantes serão colocados em cada rata, um em cada metáfise tibial, sendo um implante de superfície lisa e o outro implante de superfície tratada com duplo ataque ácido. Após a instalação dos implantes, nos períodos de 14 e 42 dias, será realizada a eutanásia dos animais por meio da sobredosagem anestésica. Cinco animais de cada grupo serão sacrificados aos 14 dias e o restante aos 42 dias. Para a análise morfológica das lâminas obtidas, será realizada a coloração por hematoxilina e eosina (para avaliação da citoarquitetura tecidual) e avaliação da imunomarcação de proteínas fosfatase alcalina, RUNX2, Osteopontina e Osteocalcina, caracterizando assim o fenótipo osteoblástico do tecido ósseo formado durante a osseointegração. A imunomarcação será avaliada através da atribuição de escores, que serão tabulados para avaliação comparativa dos grupos e períodos experimentais. Os dados serão submetidos à curva de normalidade para determinação do teste mais adequado (paramétrico versus não paramétrico). O nível de significância de 0,05 será usado para todos os testes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, DANILA; HASSUMI, JAQUELINE SUEMI; DA SILVA GOMES-FERREIRA, PEDRO HENRIQUE; BRAGA POLO, TARIK OCON; FERREIRA, GABRIEL RAMALHO; FAVERANI, LEONARDO PEREZ; OKAMOTO, ROBERTA. Short term sodium alendronate administration improves the per. implant bone quality in osteoporotic animals. Journal of Applied Oral Science, v. 25, n. 1, p. 42-52, JAN-FEB 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.