Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural e biofísica de toxinas animais

Processo: 14/11266-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Maria Cristina Nonato Costa
Beneficiário:Ricardo Augusto Pereira de Pádua
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/23236-4 - Toxinas animais nativas e recombinantes: análise funcional, estrutural e molecular, AP.TEM
Assunto(s):Ressonância paramagnética eletrônica   Cristalografia de proteínas   Dicroísmo circular   Cristalografia

Resumo

A biologia estrutural, área de pesquisa que foca o estudo da estrutura de macromoléculas biológicas, tem papel fundamental para caracterização funcional de proteínas e ácidos nucléicos. É através da combinação de técnicas de DNA recombinante, bioquímicas e biofísicas, incluindo a aplicação de técnicas específicas de determinação da estrutura tri-dimensional, que estudos de correlação entre estrutura e função facilitam a compreensão do papel dessas moléculas no sistema biológico.Dentro do contexto do presente visa a realização de estudos de relação entre estrutura e função de diferentes toxinas animais, identificadas através de estudos funcionais realizadas por nossos parceiros científicos e que incluem fosfolipases, L-amino oxidases e hialuronidases. As proteínas de interesse, isoladas diretamente dos venenos e peçonhas através das metodologias implementadas por projetos coordenados pelas Profas Eliane Candiane Arantes Braga e Profa. Dr. Suely Vilela, ou produzidas de forma recombinante, serão submetidas aos estudos de caracterização estrutural através de técnicas de difração de raios-X em monocristais e biofísica como dicroísmo circular, termoflour e ressonância paramagnética eletrônica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTIM, MARCO A.; PINHEIRO, MATHEUS P.; DE PADUA, RICARDO A. P.; SAMPAIO, SUELY V.; CRISTINA NONATO, M. Structural and binding studies of a C-type galactose-binding lectin from Bothrops jararacussu snake venom. Toxicon, v. 126, p. 59-69, FEB 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.