Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e avaliação de óxidos metálicos binários nanoestruturados para a eletrosíntese de Peróxido de Hidrogênio (H2O2)

Processo: 14/11486-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza
Beneficiário:Leandro Cesar Trevelin
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroquímica   Óxidos metálicos   Peróxido de hidrogênio   Catalisadores

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar catalisadores de óxidos binários metálicos compostos pela variação de composição dos elementos nióbio, molibdênio, zircônio e cobalto suportados em carbono Printex 6L no estudo da Reação de Redução de Oxigênio (RRO) visando a eletrogeração de peróxido de hidrogênio. O desenvolvimento deste projeto será realizado em duas etapas consecutivas: primeiramente ocorrerá produção dos óxidos binários e serão conduzidos testes para caracterização do tipo de material desenvolvido e também a melhor maneira de preparação. Após, serão desenvolvidos experimentos para escolha dos melhores materiais com tendência para RRO por um mecanismo via 2 elétrons. A análise é feita através de cálculos de eficiência de corrente e também de número de elétrons envolvidos na reação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, ROBSON S.; VALIM, RICARDO B.; TREVELIN, LEANDRO C.; SILVA, FERNANDO L.; STETER, JULIANA R.; ZAIAT, MARCELO; LANZA, MARCOS R. V. New operational mode of an electrochemical reactor and its application to the degradation of levofloxacin. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING, v. 5, n. 5, p. 4441-4446, OCT 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREVELIN, Leandro Cesar. Síntese de óxidos metálicos binários suportados em carbono amorfo (printex 6L) para a produção eletroquímica de peróxido de hidrogênio (H2O2). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.