Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do fator linhagem nos níveis de ansiedade em animais com desempenho bom e ruim no teste da aprendizagem aversiva: Wistar versus Sprague Dawley

Processo: 14/12999-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Raquel Chacon Ruiz Martinez
Beneficiário:Lennon Tosati Cardoso Dos Santos
Instituição-sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/08575-7 - Papel da modulação dopaminérgica no núcleo lateral da amígdala sobre a resposta condicionada de esquiva, AP.JP
Assunto(s):Aprendizagem   Aprendizagem animal   Linhagem   Esquiva   Aversão   Ansiedade   Estudo comparativo   Ratos Sprague-Dawley   Ratos Wistar

Resumo

A esquiva ativa de duas vias é um modelo animal de aprendizagem aversiva, no qual podemos observar duas subpopulações de animais distintas, os bons e os maus respondedores. Acredita-se que haja correlação entre o sistema aversivo e os níveis de ansiedade, assim, esse trabalho pretende elucidar se existem diferenças prévias entre os níveis de medo e ansiedade desses animais. Outro importante fator que parece contribuir para a diferença nos níveis de ansiedade é a diferença entre a linhagem dos animais sendo que existem diferenças pré-existentes entre linhagens, em relação aos níveis de medo condicionado a estímulos aversivos e ansiedade. Dessa maneira, o presente projeto pretende avaliar diferentes linhagens quanto à correlação entre o sistema aversivo e os níveis de ansiedade. Para isso, serão utilizados ratos Wistar e Sprague Dawley machos que, serão recebidos no Biotério, passarão por um período de habituação de 72 horas. Em seguida, o nível de ansiedade desses animais será avaliado utilizando-se um dos testes de ansiedade mais empregados na atualidade, o labirinto em cruz-elevado (Pellow et al., 1985). Os animais serão colocados individualmente na área central do labirinto, com a cabeça direcionada para um dos braços fechados com a possibilidade de explorar livremente o equipamento por 5 minutos. As sessões experimentais serão monitoradas e gravadas e serão feitas análises comportamentais para avaliar o número e o tempo gasto nos braços abertos e fechados, a porcentagem de entradas nos braços abertos, a exploração das extremidades abertas, os comportamentos de levantamento, esticamento e mergulho da cabeça e autolimpeza que pode indicar um comportamento de medo. A seguir, os animais serão submetidos a sete sessões de treinamento na caixa de esquiva ativa de duas vias para determinação dos animais com alto e baixo desempenho (exibição de menos de 20 respostas de esquiva por pelo menos 2 dias consecutivos). Serão correlacionados os níveis de ansiedade dos animais com o desempenho no teste da esquiva e com fator linhagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SENO, MIDIA D. J.; ASSIS, DANIELLE V.; GOUVEIA, FLAVIA; ANTUNES, GEIZA F.; KUROKI, MAYRA; OLIVEIRA, CAROLINE C.; SANTOS, LENNON C. T.; PAGANO, ROSANA L.; MARTINEZ, RAQUEL C. R.. The critical role of amygdala subnuclei in nociceptive and depressive-like behaviors in peripheral neuropathy. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, . (15/26079-8, 11/08575-7, 13/20602-5, 13/03039-5, 14/12999-5)
ANTUNES, GEIZA FERNANDA; GOUVEIA, FLAVIA VENETUCCI; REZENDE, FABIANA STRAMBIO; DE JESUS SENO, MIDIA DIAS; DE CARVALHO, MILENE CRISTINA; DE OLIVEIRA, CAROLINE CRUZ; TOSATI DOS SANTOS, LENNON CARDOSO; DE CASTRO, MARINA CORREIA; KUROKI, MAYRA AKEMI; TEIXEIRA, MANOEL JACOBSEN; et al. Dopamine modulates individual differences in avoidance behavior: A pharmacological, immunohistochemical, neurochemical and volumetric investigation. NEUROBIOLOGY OF STRESS, v. 12, . (13/03039-5, 17/10466-8, 13/20602-5, 11/08575-7, 13/03040-3, 14/12999-5)
DE OLIVEIRA, CAROLINE C.; GOUVEIA, FLAVIA V.; DE CASTRO, MARINA C.; KUROKI, MAYRA A.; DOS SANTOS, LENNON C. T.; FONOFF, ERICH T.; TEIXEIRA, MANOEL J.; OTOCH, JOSE P.; MARTINEZ, RAQUEL C. R.. A Window on the Study of Aversive Instrumental Learning: Strains, Performance, Neuroendocrine, and Immunologic Systems. FRONTIERS IN BEHAVIORAL NEUROSCIENCE, v. 10, . (11/08575-7, 14/12999-5, 13/20602-5, 13/03039-5, 13/03040-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.