Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia reprodutiva de plantas carnívoras: Drosera communis (Droseraceae), Utricularia hispida e U. tricolor (Lentibulariaceae).

Processo: 14/11444-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Emerson Ricardo Pansarin
Beneficiário:Bruno Henrique Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Utricularia   Polinização   Drosera

Resumo

Desde os primeiros estudos envolvendo plantas, a carnivoria vegetal tem intrigado pesquisadores com relação a diversidade das formas de armadilhas, a forma de atração e captura das presas, tipos de glândulas relacionadas à digestão, entre outras características. Embora o mecanismo de captura das presas seja bastante estudado, dados a respeito de seus polinizadores e formas de reprodução são muito escassos, sendo que para Utricularia existem apenas dois estudos nesse sentido e, para Drosera, apenas um. Para espécies sul-americanas os dados são ainda mais escassos. Baseado nesses fatos, o presente projeto pretende estudar a biologia reprodutiva de Drosera communis, Uticularia hispida e U. tricolor, que são simpátricas em áreas alagadas dentro de regiões de cerrado no município de Cajuru-SP. Será investigada a biologia floral das espécies através de estudos de morfologia floral e testes histoquímicos das regiões supostamente produtoras de recursos aos polinizadores. Também será realizada a observação dos polinizadores e o mecanismo de polinização. Além disso, serão realizadas polinizações manuais (polinização cruzada, emasculação, autopolinização manual e autopolinização espontânea) para verificação do sistema reprodutivo. Também será avaliada a taxa de frutificação em condições naturais. Os resultados obtidos a partir do presente trabalho contribuirão para o entendimento da diversidade de recursos florais, polinizadores e mecanismos de polinização que ocorrem dentro dos gêneros Drosera e Utricularia.