Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia do órgão vomeronasal da paca (cuniculus paca, Linnaeus 1766)

Processo: 14/08055-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Tais Harumi de Castro Sasahara
Beneficiário:Mariana Costa e Silva Figueiredo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia   Roedores   Órgão vomeronasal

Resumo

A paca tem despertado interesse por vários motivos, como a recente exploração econômica da carne, conferindo-lhe importância zootécnica, e como um novo modelo experimental para aplicação em pesquisas na área humana e veterinária. Assim, objetiva-se neste estudo descrever a anatomia macroscópica e microscópica do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca, Linanaeus 1766) de cativeiro. Serão utilizadas cinco pacas adultas, machos e fêmeas, pesando entre cinco e 10kg do plantel de pacas do setor de Animais Silvestres da FCAV, Unesp, Jaboticabal-SP. Os animais serão fixados em paraformaldeído 10% seguida pela dissecação do órgão vomeronasal (OVN). Para a análise microscópica, os fragmentos do OVN serão incluídos em paraplast e processados para rotina histológica convencional. As secções serão analisadas em microscópio de luz.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA C.S. FIGUEIREDO; LEONARDO M. LEAL; FABRÍCIO S. OLIVEIRA; LEANDRO L. MARTINS; SERGIO P. GARCIA FILHO; MARCIA R.F. MACHADO; TAIS H.C. SASAHARA. Morfologia do órgão vomeronasal da paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766). Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 38, n. 10, p. -, Out. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.