Busca avançada
Ano de início
Entree

Sismos induzidos em Bebedouro, SE Brasil: sismicidade, estrutura de velocidade e mecanismos focais

Processo: 14/09455-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcelo Sousa de Assumpção
Beneficiário:Hans Alex Agurto Detzel
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/26330-0 - Caracterização da fonte de sismicidade induzida em bebedouro, Brasil, e de terremotos profundos na América do Sul, BE.EP.PD
Assunto(s):Sismologia

Resumo

A sismicidade induzida é hoje em dia um tema chave em geociências. Geralmente relacionada com a injeção de água a alta pressão e mineração, nos últimos anos tem havido um incremento de sismos produzidos pelo homem ao redor do mundo. No Brasil, alguns casos de sismicidade induzida têm sido associados ao represamento de reservatórios de água, principalmente no limite nordeste da Bacia de Paraná. Embora as magnitudes associadas a sismicidade induzida sejam em geral baixas, a sua ocorrência em áreas de fraca sismicidade natural, como é o caso do Brasil, gera normalmente prejuízos estruturais e grande preocupação nas populações locais, as quais não estão preparadas para esses fenómenos. Em 2003, dez poços de irrigação foram escavados a uma profundidade de ~120 m na Granja Aparecida, municipalidade de Bebedouro, estado de São Paulo, Brasil. Cerca de nove meses depois, uma série de tremores foram sentidos pelos residentes locais, o que suscitou a instalação de uma rede sismológica local. Os sismos foram correlacionados temporalmente com os períodos de bombeamento: durante o bombeamento não foram registrados tremores, mas durante a temporada de chuvas, após bombeamento, os sismos recomeçavam em ciclos anuais. Finalmente foi concluído que água percolada vinda do aquífero superior (arenito) para o aquífero inferior (basalto), conectados pelos poços, foi a causa da sismicidade devido ao incremento da pressão dos poros numa camada da basalto já criticamente estressada. Este exemplo representa um caso muito raro, se não único de sismicidade induzida devida a injeção natural de água a baixas pressões. O presente projeto tem como objetivo melhorar as localizações hipocentrais e o entendimento da mecânica e sismotectônica desta sequencia mediante a determinação da estrutura de velocidade 3D, determinação hipocentral relativa e inversões de tensor de momento. Consideramos a hipótese que a ocorrência espaço/temporal da sismicidade pode estar controlada pela geometria das camadas e anomalias de velocidade, e daí a importância dum modelo de velocidade 3D detalhado. Adicionalmente, a determinação de mecanismos focais ajudará a um melhor conhecimento do campo de tensões para esta região. O resultados deste estudo serão publicados em periódicos internacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DICELIS, GABRIEL; ASSUMPCAO, MARCELO; PRADO, RENATO LUIZ; AGURTO-DETZEL, HANS; BARBOSA, JOSE ROBERTO. Improving the characterization of the seismic source in Bebedouro, Parana Basin, Brazil: further evidence of seismicity triggered by hydraulic stimulation in water wells. Geophysical Journal International, v. 210, n. 2, p. 594-608, AUG 2017. Citações Web of Science: 1.
AGURTO-DETZEL, HANS; BIANCHI, MARCELO; PRIETO, GERMAN A.; ASSUMPCAO, MARCELO. Earthquake source properties of a shallow induced seismic sequence in SE Brazil. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-SOLID EARTH, v. 122, n. 4, p. 2784-2797, APR 2017. Citações Web of Science: 2.
AGURTO-DETZEL, H.; BIANCHI, M.; ASSUMPCAO, M.; SCHIMMEL, M.; COLLACO, B.; CIARDELLI, C.; BARBOSA, J. R.; CALHAU, J. The tailings dam failure of 5 November 2015 in SE Brazil and its preceding seismic sequence. Geophysical Research Letters, v. 43, n. 10, p. 4929-4936, MAY 28 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.