Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia de pesquisa e níveis nas categorias de resistência em genótipos de soja a Heliothis virescens (Fabricius, 1781) (Lepidoptera: Noctuidae)

Processo: 14/08373-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Arlindo Leal Boica Junior
Beneficiário:Wellington Ivo Eduardo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia agrícola   Controle de pragas   Pragas de plantas   Lagartas   Glycine max   Soja   Resistência genética vegetal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glycine max | Lagarta-da-maça | resistência de plantas | Entomologia Agrícola

Resumo

Nas últimas safras aumentou-se os prejuízos nas lavouras de soja oriundos do ataque de Heliothis virescens (Fabricius, 1781) (Lepidoptera: Noctuidae), por ser uma praga de difícil controle, que migra crescentemente para a cultura. Com isso, estudos que visam identificar genótipos de soja resistente e a padronização de uma metodologia de pesquisa específica para este inseto-praga, são necessários. Sendo assim, o objetivo deste trabalho avaliar metodologias de pesquisas e níveis nas categorias de resistência em genótipos de soja a H. virescens. Na padronização de uma metodologia de pesquisa específica para este inseto, será realizado, teste de atratividade e não preferência para alimentação, avaliando as densidades de lagartas mais adequadas aos discos foliares; estrutura vegetais e idade das plantas mais propicias às lagartas; em relação a não preferência para oviposição, serão avaliadas a quantidade de casais por gaiolas e a idade da planta, mais adequada para oviposição; no teste de antibiose serão avaliados, diferentes densidades de insetos e recipientes, e a estrutura vegetal mais adequada para este teste. Com base nos resultados obtidos, será determinada a metodologia mais adequada, para ser utilizada nos testes de atratividade, não preferência para alimentação e oviposição e antibiose, com genótipos de soja a H. virescens. Será utilizado o delineamento inteiramente casualizado em todos os testes, com exceção da antibiose na metodologia pesquisa, em que, será realizado um arranjo fatorial 3 x 2, três densidades de insetos em dois recipientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOICA JUNIOR, ARLINDO LEAL; EDUARDO, WELLINGTON IVO; SARDINHA SOUZA, BRUNO HENRIQUE; OLIVEIRA MORAES, RENATO FRANCO; LOUVANDINI, HELDER; BARBOSA, JOSE CARLOS; STOUT, MICHAEL JOSEPH. Protocol for assessing soybean antibiosis to Chloridea virescens. Entomologia Experimentalis et Applicata, v. 170, n. 8, p. 11-pg., . (14/08373-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EDUARDO, Wellington Ivo. Metodologia de pesquisa, níveis nas categorias de resistência constitutiva em genótipos de soja e resistência induzida a Heliothis virescens e os mecanismos de defesas envolvidos. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.