Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da exposição de crianças a substâncias psicoativas durante a lactação através da análise toxicológica em leite materno

Processo: 14/04107-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Mauricio Yonamine
Beneficiário:Gabriela de Oliveira Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leite materno

Resumo

O aleitamento materno está associado a benefícios de ordem nutricional, imunológica, afetiva, econômica e social. A maior parte das drogas lícitas e ilícitas consumidas pela lactante pode ser transferida para o leite, o que pode representar potenciais efeitos nocivos para a criança a curto e longo prazos. Embora o conhecimento a respeito de substâncias psicoativas durante a lactação venha sendo ampliado, ainda há poucas informações sobre os níveis de substâncias excretadas por essa via e muitas dúvidas sobre os efeitos destas substâncias em crianças durante o período de amamentação permanecem. O leite materno é uma matriz não convencional que pode ser usada para avaliar a exposição de crianças a substâncias químicas durante o aleitamento e sua principal vantagem é a coleta simples e não-invasiva. Contudo, a extração destas a partir do leite materno é um desafio analítico devido ao seu alto conteúdo lipídico e proteico, bem como sua alteração na composição durante o período pós-parto. No presente projeto, métodos analíticos serão desenvolvidos visando à detecção de substâncias psicoativas (cocaína, cocaetileno, norcocaína, tetraidrocanabinol, canabinol, canabidiol e nicotina) em amostras de leite materno, utilizando técnicas cromatográficas. Após o desenvolvimento e validação dos métodos, as análises serão aplicadas em amostras de leite coletadas em hospitais públicos municipais participantes da "Rede de Proteção à Mãe Paulistana". Com os resultados da incidência da presença dessas substâncias em leite e suas respectivas concentrações será possível avaliar o grau de risco que lactentes poderiam estar expostos ao serem amamentados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, GABRIELA DE OLIVEIRA; LODDI, SILVANA; RODRIGUES DE OLIVEIRA, CAROLINA DIZIOLI; ZUCOLOTO, ALEXANDRE DIAS; GIMENEZ FRUCHTENGARTEN, LIGIA VERAS; YONAMINE, MAURICIO. Headspace solid-phase microextraction and gas chromatography-mass spectrometry for determination of cannabinoids in human breast milk. Forensic Toxicology, v. 35, n. 1, p. 125-132, JAN 2017. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.