Busca avançada
Ano de início
Entree

O nome brasiguaio e suas divisões: um estudo de designação e argumentação

Processo: 14/01667-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sheila Elias de Oliveira
Beneficiário:Adriana Aparecida Vaz da Costa
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Designação   Léxico   Argumentação   Semântica

Resumo

A proposta deste projeto é fazer um estudo sobre a designação do nome brasiguaio, inscrito teoricamente na perspectiva enunciativa da Semântica do Acontecimento que vem sendo desenvolvida, no Brasil, por Eduardo Guimarães. Tendo em vista o conflito instaurado entre 2011 e 2012 envolvendo os brasiguaios e os campesinos paraguaios, interessou-nos o modo como o nome brasiguaio vem integrando textos que circulam na internet pela instabilidade semântica do nome na enunciação, nos seus processos de reescrituração/retomada, o que aponta para uma interpretação dividida da nacionalidade. Neste aspecto, o nome apresenta-se como um argumento que leva a diferentes direções argumentativas. A partir de um corpus de enunciações de portais de notícias da Internet, composto até este momento pelo Jornal Zero Hora Online, Jornal Gazeta do Povo Online, Portal do Senado do Brasil e Jornal La Nación, procuraremos compreender o que brasiguaio designa e quais afirmações de pertencimento - ao Brasil, ao Paraguai, a ambos os países - próprias do funcionamento do político na linguagem, se fazem presentes na enunciação das notícias sobre os conflitos que envolvem os brasiguaios. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Adriana Aparecida Vaz da. O nome brasiguaio/brasiguayo e suas divisões : um estudo de designação e argumentação. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.