Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise filogenética de Fasciolariidae (Neogastropoda: Buccinoidea) baseado em dados morfológicos e moleculares

Processo: 14/10951-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Lopes de Simone
Beneficiário:Diogo Ribeiro Do Couto
Supervisor no Exterior: Gonzalo Giribet
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/14821-3 - Revisão taxonômica da família Fasciolariidae do Brasil com base em morfologia comparada (Gastropoda: Buccinoidea), BP.DR
Assunto(s):Gastropoda   Anatomia   Mollusca

Resumo

A Família Fasciolariidae compreende membros importantes em águas costeiras de substratos inconsolidados, com 24 espécies em sete gêneros ocorrendo no Brasil. A posição taxonômica da família dentro da superfamília Buccinoidea é consensual, porém, sua posição entre os diferentes gêneros ainda é desconhecida, devido a ausência de estudos filogenéticos. Devido à similaridades morfológicas, as famílias incluídas em Buccinoidea não possuem posição taxonômica consolidade, e o baixo conhecimento anatômico dos indivíduos agrava tal situação. Nos poucos estudos filogenéticos, Fasciolariidae é geralmente recuperado como monofilético, enquanto outras famílias como Buccinidae não. Apesar de estudos moleculares serem amplamente utilizados, poucos possuem como objeto de estudo a superfamília Buccinoidea, enquanto nenhum utilizou-se de Fasciolariidae como grupo interno. O uso de dados moleculares, em uma análise combinada de dados moleculares/morfológicos se prova útil ao delimitar grupos mais internos da árvore, enquanto a utilização de optimização direta e homologia dinâmica, implementadas no programa computacional POY, mostram-se eficiente ao combinar tais dados de natureza distinta. Como um meio de determinar a posição filogenética de Fasciolariidae e seus gêneros, um conjunto de caracteres morfológicos é necessário para uma análise rigorosa. Para isso, é intencionado 1) realizar uma análise de dados morfológicos/moleculares da família Fasciolariidae baseado em espécimes depositados no Museu de História Nacional de Paris (MNHN) e no Museum de Zoologia, Universidade de São Paulo (MZSP), além de outros requeridos de outras instituições como: Museum of Comparative Zoology, Harvard University, Cambridge (MCZ), American Museum of Natural History, New York (AMNH), National Museum of Natural Hystory, Smithsonian Institution, Washington D.C. (NMNH) e Academy of Natural Sciences of Philadelphia (ANSP), a fim de ter um número de espécies necessário para o estudo. 2) Adquirir conhecimento morfológico de espécies pertencentes a gêneros importantes que não ocorrem no Brasil; e 3) pesquisar bibliografia relevante nas instituições visitadas. O presente projeto é intencionado a ocorrer durante um período de 10 meses no MCZ, Cambridge, EUA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COUTO, DIOGO R.; SIMONE, LUIZ R. L. R. A morphology-based phylogenetic analysis of Fasciolariidae (Gastropoda: Buccinoidea). Zootaxa, v. 4684, n. 1, p. 1-65, OCT 11 2019. Citações Web of Science: 0.
COUTO, DIOGO R.; BOUCHET, PHILIPPE; KANTOR, YURI I.; SIMONE, LUIZ R. L.; GIRIBET, GONZALO. A multilocus molecular phylogeny of Fasciolariidae (Neogastropoda: Buccinoidea). Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 99, p. 309-322, JUN 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.