Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise global da expressão de mRNAs e RNAs não codificadores no sistema imunológico humano na senescência e sepse

Processo: 14/03150-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eduardo Moraes Rego Reis
Beneficiário:Diogo Vieira da Silva Pellegrina
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   Envelhecimento   RNA mensageiro   Sistema imune   Expressão gênica   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos   Sepse

Resumo

Doenças relacionadas ao envelhecimento são a principal causa de morte no mundo. O presente estudo visa investigar aspectos moleculares da imunidade inata no processo de senescência, e como fator predisponente para o desenvolvimento de sepse, uma doença complexa associada ao envelhecimento. Pretendemos realizar ampla análise de expressão gênica, no intuito de identificar genes com papel crítico no processo de envelhecimento e investigar diferenças na resposta imuno-inflamatória do idoso, comparativamente a indivíduos jovens. Será avaliada a expressão de genes codificadores de proteínas, RNAs nãocodificadores longos (ncRNAs, >200nt), ainda inédito na literatura, e microRNAs. Para a geração de perfis de expressão gênica, RNA isolado de neutrófilos obtidos a partir de sangue coletado de indivíduos jovens e idosos, com e sem sepse será hibridizado com microarranjos de DNA de alta-densidade. Os dados extraídos dos microarranjos serão analisados computacionalmente para seleção de genes, lncRNAs, microRNAs e vias moleculares diferencialmente expressas na senescência e na sepse. Serão feitas análises para identificar genes alvos de regulação por microRNAs e lncRNAs. Após extensiva anotação funcional, os dados serão armazenados em um banco de dados relacional para facilitar a seleção de candidatos para estudos detalhados no laboratório. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA PELLEGRINA, DIOGO VIEIRA; SEVERINO, PATRICIA; BARBEIRO, HERMES VIEIRA; ANDREGHETTO, FLAVIA MAZIERO; VELASCO, IRINEU TADEU; DE SOUZA, HERALDO POSSOLO; CESAR MACHADO, MARCEL CERQUEIRA; REIS, EDUARDO MORAES; DA SILVA, FABIANO PINHEIRO. Septic Shock in Advanced Age: Transcriptome Analysis Reveals Altered Molecular Signatures in Neutrophil Granulocytes. PLoS One, v. 10, n. 6 JUN 5 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.