Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução da expressão gênica na família Calliphoridae: um modelo para o estudo do hábito alimentar

Processo: 14/01600-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Tatiana Teixeira Torres
Beneficiário:Gisele Antoniazzi Cardoso
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/17904-0 - Estudo funcional de genes candidatos envolvidos na preferência alimentar em Calliphoridae (Diptera) usando a espécie modelo Drosophila melanogaster, BE.EP.DR
Assunto(s):Diptera   Parasitismo   Calliphoridae   Hábito alimentar animal   Expressão gênica

Resumo

Espécies muito próximas na família Calliphoridae apresentam comportamentos alimentares muito distintos, como alimentação em tecido de um hospedeiro vivo (parasitismo obrigatório) e alimentação em matéria orgânica em decomposição. As origens evolutivas do hábito de parasitismo na família Calliphoridae ainda são desconhecidas. No entanto, o que torna essa família ideal para o estudo da evolução do hábito alimentar é o aparecimento do parasitismo obrigatório em pelo menos três ocasiões independentes, sendo que uma das abordagens para estudar a evolução do parasitismo em Calliphoridae é buscar por padrões específicos das espécies parasitas. Uma forma de identificar essas diferenças é traçar os perfis de expressão de espécies com hábitos alimentares diferentes uma vez que variações de expressão são responsáveis, em grande parte, pelas diferenças fenotípicas entre organismos. Para atingir esse objetivo, existe um grande número de técnicas disponíveis, porém muitas delas apresentam limitações que impedem seu uso, uma delas é a exigência de conhecimentos prévios de sequência da espécie estudada. Em razão de limitações como essa, o RNA-seq será utilizado para a comparação da expressão em quatro espécies de califorídeos, que é capaz de gerar sequências em larga escala. Com os dados obtidos será realizada a busca por genes possivelmente envolvidos no hábito alimentar. A modulação da expressão dos genes selecionados será estudada detalhadamente através de ensaios de comportamento alimentar em fêmeas grávidas e larvas em diferentes estágios de desenvolvimento. Além de aprofundar os estudos sobre a biologia e a evolução do parasitismo nos califorídeos, os dados obtidos serão essenciais para outros projetos envolvendo califorídeos ou outras espécies de dípteros e/ou insetos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, GISELE ANTONIAZZI; TONUS MARINHO, MARCO ANTONIO; MONFARDINI, RAQUEL DIETSCHE; LIMA DE AZEREDO ESPIN, ANA MARIA; TORRES, TATIANA TEIXEIRA. Evolution of genes involved in feeding preference and metabolic processes in Calliphoridae (Diptera: Calyptratae). PeerJ, v. 4, OCT 27 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Gisele Antoniazzi. Evolução da expressão gênica em Calliphoridae (Diptera, Calyptratae): um modelo para o estudo do hábito de parasitismo. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.