Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica do emaranhamento na presença de ambientes dissipativos para estados não gaussianos e no problema de Fermi-Pasta-Ulam

Processo: 14/00485-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Miled Hassan Youssef Moussa
Beneficiário:Oscar Salomón Duarte Muñoz
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/12747-9 - Controle monitorado de variáveis quânticas continuas em regime linear e não-linear, BE.EP.PD
Assunto(s):Informação quântica   Emaranhamento quântico   Dissipação quântica

Resumo

O objetivo deste projeto é estudar a evolução do emaranhamento em sistemas descritos por um conjunto de variáveis de espectro contínuo e interagindo com um ambiente dissipativo. Usaremos diferentes estados não-gaussianos para representar o estado inicial do sistema de interesse. Em particular estudaremos a evolução do operador densidade reduzido considerando estados do tipo gato de Schrödinger, estados de fock e superposições de pacotes de onda gaussianos. Para observar o emaranhamento aplicaremos diferentes critérios de separabilidade que tem se mostrado ecientes para estados não gaussianos. A evolução livre será estudada tanto no regime linear quanto no regime não-linear. Por exemplo, analisaremos a evolução do emaranhamento no problema de Fermi-Pasta-Ulam em que um grupo de partículas interagem através de potencias não harmônicos. Posteriormente, o sistema de interesse será acoplado a um ambiente dissipativo modelado, em principio, como um conjunto innito de osciladores harmônicos mas estudaremos também a influência no sistema de interesse do número de graus de liberdade do ambiente e da presença de termos não harmônicos que gerem evolução não gaussiana. O papel do ambiente será entendido, de um lado, dentro da visão usual que lhe situa como responsável pela decoerência de sistemas quânticos, mas de outro lado reconheceremos a importância que pode ter como mediador de novas correlações entre os subsistemas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE, O. S.; LUIZ, F. S.; MOUSSA, M. H. Y. Linear response theory for a pseudo-Hermitian system-reservoir interaction. EPL, v. 121, n. 5 MAR 2018. Citações Web of Science: 0.
CASTRO, C. S.; DUARTE, O. S.; PIRES, D. P.; SOARES-PINTO, D. O.; REIS, M. S. Thermal entanglement and teleportation in a dipolar interacting system. Physics Letters A, v. 380, n. 18-19, p. 1571-1576, APR 22 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.