Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica do emaranhamento na presença de ambientes dissipativos para estados não gaussianos e no problema de Fermi-Pasta-Ulam

Processo: 14/00485-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Miled Hassan Youssef Moussa
Beneficiário:Oscar Salomón Duarte Muñoz
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/12747-9 - Controle monitorado de variáveis quânticas contínuas em regime linear e não-linear, BE.EP.PD
Assunto(s):Informação quântica

Resumo

O objetivo deste projeto é estudar a evolução do emaranhamento em sistemas descritos por um conjunto de variáveis de espectro contínuo e interagindo com um ambiente dissipativo. Usaremos diferentes estados não-gaussianos para representar o estado inicial do sistema de interesse. Em particular estudaremos a evolução do operador densidade reduzido considerando estados do tipo gato de Schrödinger, estados de fock e superposições de pacotes de onda gaussianos. Para observar o emaranhamento aplicaremos diferentes critérios de separabilidade que tem se mostrado ecientes para estados não gaussianos. A evolução livre será estudada tanto no regime linear quanto no regimenão-linear. Por exemplo, analisaremos a evolução do emaranhamento no problema de Fermi-Pasta-Ulam em que um grupo de partículas interagem através de potencias não harmônicos. Posteriormente, o sistema de interesse será acoplado a um ambiente dissipativo modelado, em principio, como um conjunto innito de osciladores harmônicos mas estudaremos também a influência no sistema de interesse do número de graus de liberdade do ambiente e da presença de termos não harmônicos que gerem evolução não gaussiana.O papel do ambiente será entendido, de um lado, dentro da visão usual que lhe situa como responsável pela decoerência de sistemas quânticos, mas de outro lado reconheceremos a importância que pode ter como mediador de novas correlações entre os subsistemas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE, O. S.; LUIZ, F. S.; MOUSSA, M. H. Y. Linear response theory for a pseudo-Hermitian system-reservoir interaction. EPL, v. 121, n. 5 MAR 2018. Citações Web of Science: 0.
CASTRO, C. S.; DUARTE, O. S.; PIRES, D. P.; SOARES-PINTO, D. O.; REIS, M. S. Thermal entanglement and teleportation in a dipolar interacting system. Physics Letters A, v. 380, n. 18-19, p. 1571-1576, APR 22 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.