Busca avançada
Ano de início
Entree

HQ em materiais didáticos para o ensino de espanhol/LE

Processo: 14/00677-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Rosa Yokota
Beneficiário:Aline Cristina Polin
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Material didático

Resumo

Este projeto objetiva analisar a presença e a forma de utilização das histórias em quadrinhos (HQ) em materiais didáticos para o ensino de espanhol no Ensino Médio. Nos dias atuais, é muito complexo atrair a atenção dos jovens para o aprendizado da Língua Espanhola. O ensino da língua espanhola é importante tanto por questões políticas e econômicas na América Latina quanto pela sua expressividade cultural e a necessidade de interação dos brasileiros em outras línguas. Os livros didáticos (LD), principal material didático utilizado em sala de aula, contam com uma grande quantidade de textos de muitos gêneros. Dentre a gama de gêneros textuais, os quadrinhos ainda têm uma preferência tanto pelos professores quanto pelos alunos, por seu dinamismo, linguagem e multiplicidade de interpretação. Assim, a presente pesquisa procurará contribuir para a compreensão e uso adequado de HQs em materiais didáticos de espanhol/LE.