Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepção e implantação de um cenário de customização em massa baseado em sistema PLM e manufatura aditiva

Processo: 14/08692-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:Eduardo de Senzi Zancul
Beneficiário:Gabriel Delage e Silva
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de produtos   Impressão tridimensional   Gestão do ciclo de vida   Projetos de produtos   Efetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura de produto | Customização em Massa | Estrutura de produto | Gestão do ciclo de vida de produtos | Manufatura Aditiva | Sistemas PLM | Projeto de produto

Resumo

Ao se desenvolver um produto procura-se oferecer uma solução ao usuário, uma forma de suprir suas necessidades. Visando atender necessidades mais específicas de grupos de usuários, muitas empresas optam pelo desenvolvimento e lançamento de famílias de produtos ou de múltiplos produtos variantes. No limite, o grau de customização poderia ser tal que produtos seriam configurados e fabricados especificamente conforme a necessidade de clientes individuais.A busca por maior individualização de produtos não é recente. Na década de 1980, a abordagem da Manufatura Integrada por Computador (do inglês Computer Integrated Manufacturing - CIM) foi desenvolvida e empregada visando integrar dados de produtos e processos de negócio. Dentre outros objetivos do CIM, a integração era vista como uma forma de possibilitar maior customização de produtos com agilidade. Ao longo dos anos, as limitações do CIM, como a dificuldade de integração efetiva entre os sistemas de informação e a falta de flexibilidade dos equipamentos, indicaram que a individualização de produtos ainda era um objetivo distante. Na década de 1990, a abordagem da Customização em Massa (Mass Customization - MC) aplicava fundamentos do CIM e maior ênfase na gestão da produção para buscar a individualização dos produtos. Essa abordagem teve adoção limitada pelas vantagens de custos de escala e de menor complexidade da produção em massa tradicional, com produtos mais padronizados, que mantinha a individualização de produtos como um objetivo difícil de ser viabilizado economicamente. Nos anos 2000, muitas empresas, como as do setor automotivo, adotaram amplamente os conceitos de plataforma de produtos e de modularização, visando aumento de produtos variantes disponíveis para os clientes. A abordagem de variantes permite maior customização sem abrir mão completamente das vantagens da escala de produção. Apesar do aumento de opções para os clientes, os produtos ainda não são individualizados. Mais recentemente, o desenvolvimento de novas tecnologias mais flexíveis e abrangentes de gestão de dados de produtos e de fabricação indicam a oportunidade de se retomar a aplicação dos conceitos originais do CIM e da Customização em Massa com o objetivo de viabilizar a produção individualizada. Tais tecnologias incluem sistemas de Gestão do Ciclo de Vida de Produtos (Product Lifecycle Management - PLM) e a Manufatura Aditiva, também conhecida popularmente como impressão 3D. Neste projeto serão estudadas de forma conjunta as tecnologias de sistemas PLM e de Manufatura Aditiva. O objetivo do projeto é conceber e implantar um cenário de Customização em Massa com tecnologias atuais de PLM, para a customização do projeto de produto, e de Manufatura Aditiva, para a fabricação customizada. O cenário implantado permitirá a realização de testes e a avaliação da efetividade da solução adotada. Os resultados esperados do projeto incluem a especificação do cenário de Customização em Massa, a especificação das integrações necessárias, a definição de processos de negócio e analise da efetividade da solução por meio de indicadores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)