Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de cianobactérias em crostas biológicas e avaliação de atividade celulolítica e hemicelulolítica

Processo: 14/06245-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Luis Henrique Zanini Branco
Beneficiário:Náthali Maria Machado de Lima
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/17709-8 - Diversidade e ecologia de cianobactérias de crostas biológicas de cerrado brasileiro, BE.EP.MS
Assunto(s):Atividade enzimática   Cerrado   Biologia molecular

Resumo

Crostas biológicas são comunidades compostas por cianobactérias, algas verdes, microfungos, bactérias, líquens e musgos, embora nem sempre abriguem todos esses elementos. As crostas ocorrem em uma variedade de regiões climáticas ao redor do globo, estabelecendo-se em regiões em que a cobertura vegetal é escassa o suficiente para que a luz solar atinja a superfície. As crostas biológicas exercem funções importantes como a de conferir estabilidade e proteger o solo contra forças erosivas, acumular e aumentar o tempo de residência da água no solo, além de, favorecer a germinação e permitir a fixação de nitrogênio e carbono. Para se explanar a função das crostas biológicas é necessário um sólido embasamento a respeito dos organismos que as compõem, entretanto, não foram encontrados trabalhos sobre a natureza e estrutura das assembleias de cianobactérias de crostas nos ambientes brasileiros. Assim, o principal objetivo deste trabalho é realizar o levantamento taxonômico e a caracterização molecular de cianobactérias integrantes de crostas biológicas em região de cerrado de dois parques nacionais no estado de Minas Gerais. Além do mais, nos últimos anos as cianobactérias ganharam muita atenção nas pesquisas de compostos bioativos, e alguns estudos descobriram que diferentes cianobactérias heterocitadas são capazes de produção enzimática. Pelo fato de as crostas biológicas potencialmente abrigarem grande diversidade de cianobactérias, incluindo também organismos heterocitados, acredita-se que algumas espécies das crostas têm potencial de produção de enzimas celulolíticas e hemicelulolíticas, cuja avaliação será realizada na segunda abordagem deste projeto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO-DE-LIMA, NATHALI MARIA; CAMARA FERNANDES, VANESSA MOREIRA; ROUSH, DANIEL; AYUSO, SERGIO VELASCO; RIGONATO, JANAINA; GARCIA-PICHEL, FERRAN; ZANINI BRANCO, LUIS HENRIQUE. The Compositionally Distinct Cyanobacterial Biocrusts From Brazilian Savanna and Their Environmental Drivers of Community Diversity. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 10, DEC 17 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.