Busca avançada
Ano de início
Entree

Tornar-se professor na rede estadual de ensino de São Paulo: práticas de contratação e condição docente (1985-2013)

Processo: 14/06025-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Juliana Regina Basilio
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contratação de professores | educação e desigualdade | escola pública estadual de São Paulo | socialização profissional | Sociologia da educação | Sociologia da Educação

Resumo

A pesquisa tem em vista contribuir para o entendimento dos mecanismos pelos quais são construídas as disposições profissionais dos professores da escola pública. Numa perspectiva inspirada em Bourdieu e seus colaboradores, propõe-se compreender tais disposições como o resultado do encontro entre sua história individual, que é também a história do seu grupo social, e a história da instituição escolar. O estudo está estruturado em dois eixos. No primeiro eixo, analisa-se o lugar ocupado pela rede estadual de ensino de São Paulo no interior do sistema de ensino paulista, por meio de duas estratégias: (I) estudo comparativo sobre o número de escolas e matrículas de alunos nas redes públicas (estaduais, municipais, federal) e na rede privada distribuídas pelas noventa e uma diretorias regionais de ensino que compõem este sistema, e à luz de dados sócio-demográficos do IBGE e da SEADE sobre cada região; (II) estudo específico sobre a rede estadual baseado em estatísticas sobre escolas e alunos (matrículas e desempenho em provas padronizadas), e professores (formação, contratos de trabalho, absenteísmo, entre outros). No segundo eixo do trabalho, examina-se a gênese e as características atuais dos postos de trabalho de professor na rede estadual de ensino de São Paulo, por meio do estudo das mudanças nas regulamentações que organizam a contratação de professores, assim como dos embates entre governo, sindicatos e parlamento que as cercaram. Em seguida investiga-se a chegada dos professores a esta rede de ensino por meio do estudo do processo de contratação e a entrada no posto de trabalho. Esse estudo se apoia em observação participante dos processos de contratação e também da chegada de novos professores à escola, assim como em entrevistas de caráter biográfico com um grupo selecionado de professores. Ao final, a pesquisa vai permitir discutir como o encontro entre indivíduos e instituição implica num processo de socialização profissional específico, que define a docência na escola pública paulista e permite implementar um projeto particular de escola, reservada às classes trabalhadoras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANA REGINA BASILIO; ANA MARIA FONSECA ALMEIDA. Contratos de trabalho de professores e resultados escolares. Rev. Bras. Educ., v. 23, . (14/06025-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASILIO, Juliana Regina. Tornar-se professor(a) na rede estadual de ensino de São Paulo: praticas de contratação e condição docente (1985-2013). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.