Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das condições limnológicas e fauna associada de um "wetland" em efluente de aquicultura

Processo: 14/08186-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Sipaúba Tavares
Beneficiário:Aline Marcari Marques
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da água   Manejo ambiental   Zooplâncton   Limnologia

Resumo

Componente importante dos ecossistemas aquáticos, as macrófitas aquáticas aumentam a estrutura e a diversidade de habitats, interferem na ciclagem de nutrientes e participam das teias alimentares. Com base nestas funções ambientais, as macrófitas podem ser importantes ferramentas para o tratamento de efluentes em aquicultura, podendo ser utilizadas na construção de "wetland". Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o tempo necessário para a troca da macrófita Eichhornia crassipes (aguapé) e os aspectos limnológicos da entrada e da saída de água de um "wetland" projetado para tratamento de efluente aquícola. Além disso, pretende-se verificar a flutuação da comunidade associada ao aguapé durante um período de 10 meses e analisar a retenção de nutrientes no sedimento do efluente do "wetland". Para tanto, o "wetland" será implementado em um canal que recebe o efluente dos tanques e viveiros do Centro de Aquicultura da Unesp-Jaboticabal/SP, onde serão realizadas coletas das variáveis climatológicas, da fauna associada, do estoque de nitrogênio, fósforo, matéria orgânica, crescimento da biomassa da planta, análise da água, sedimento e da carga hidráulica. Assim, ao final deste estudo será possível avaliar se o tratamento proposto foi eficiente na adequação da qualidade da água do efluente para a reutilização em aquicultura.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Aline Marcari. Avaliação das condições limnológicas e fauna associada de um "wetland" construído em efluente de aquicultura. 2016. 46 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.