Busca avançada
Ano de início
Entree

União pontual por fricção ('friction spot joining - FSpJ') de juntas híbridas constituídas de laminado de PPS reforçado com tecido de fibra de carbono e AA2024-T3 com filme de PPS intermediário

Processo: 14/09271-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Leonardo Bresciani Canto
Beneficiário:Natália Manente André
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

A União Pontual por Fricção ('Friction Spot Joining - FSpJ') é uma nova técnica para produção de juntas híbridas polímero-metal que foi desenvolvida e patenteada em 2005 pelo centro de pesquisa Helmholtz Zentrum Geesthacht (HZG), na Alemanha, e vem sendo objeto de estudo em uma colaboração entre o Prof. Leonardo Canto (UFSCar, Brasil) e o Prof. Sergio Amancio (HZG, Alemanha). O projeto em questão tem como objetivo avaliar a junção de laminado de poli(sulfeto de fenileno) reforçado com tecido de fibra de carbono (CF-PPS) e liga de alumínio 2024-T3 com filme de PPS intermediário pela técnica FSpJ com foco no efeito do filme de PPS sobre as características microestruturais, desempenho mecânico e durabilidade das juntas . As juntas foram produzidas na HZG durante o estágio curricular da aluna, período também dedicado a otimização dos parâmetros de soldagem, tratamentos superficiais dos componentes e escolha da espessura do filme de PPS. Através de microscopia ótica, serão estudados a microestrutura e os mecanismos de união das juntas. A resistência mecânica em cisalhamento das juntas será avaliada através de testes de tração tipo "lap shear", no intuito de estabelecer uma comparação com as juntas sem o filme intermediário. Adicionalmente, através de testes de fadiga e envelhecimento acelerado, será realizado um estudo a cerca da durabilidade das juntas com o filme intermediário face as juntas tradicionais. Os mecanismos de fratura envolvidos na falha das juntas sob carregamentos estático e dinâmico serão investigados por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Além disso, a influência termo-mecânica do processo de união sobre as propriedades dos componentes soldados será avaliada através da correlação entre microestrutura e micro/nanodureza nas áreas térmica e termo-mecânicamente afetadas. Um estudo a cerca da cristalização e de degradação das juntas baseado, respectivamente, em análises térmicas em DSC e TGA, foi realizado com financiamento da FAPESP no período de janeiro a julho de 2014 em um projeto de iniciação científica (IC) pela beneficiária e também será utilizado no presente trabalho no entendimento da influência termo-mecânica do processo de união sobre as propriedades das juntas. Finalmente, a partir de tais análises, espera-se estabelecer correlações entre os parâmetros do processo FSpJ (velocidade de rotação, profundidade de penetração, tempo e pressão de união), a microestrutura e o desempenho mecânico das juntas CF-PPS/PPS/AA2024-T3.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRE, NATALIA MANENTE; GOUSHEGIR, SEYED M.; SCHARNAGL, NICO; DOS SANTOS, JORGE F.; CANTO, LEONARDO B.; AMANCIO-FILHO, SERGIO T. Composite surface pre-treatments: Improvement on adhesion mechanisms and mechanical performance of metal-composite friction spot joints with additional film interlayer. JOURNAL OF ADHESION, v. 94, n. 9, SI, p. 723-742, 2018. Citações Web of Science: 1.
ANDRE, NATALIA M.; GOUSHEGIR, SEYED M.; DOS SANTOS, JORGE F.; CANTO, LEONARDO B.; AMANCIO-FILHO, SERGIO T. Friction Spot Joining of aluminum alloy 2024-T3 and carbon-fiber-reinforced poly(phenylene sulfide) laminate with additional PPS film interlayer: Microstructure, mechanical strength and failure mechanisms. COMPOSITES PART B-ENGINEERING, v. 94, p. 197-208, JUN 1 2016. Citações Web of Science: 25.
NATÁLIA M. ANDRÉ; SEYED M. GOUSHEGIR; JORGE F. DOS SANTOS; LEONARDO B. CANTO; SERGIO T. AMANCIO-FILHO. Influência da Espessura do Filme Polimérico Intermediário na Resistência Mecânica de Juntas Híbridas de Alumínio 2024-T3 e CF-PPS Produzidas por União Pontual por Fricção. Soldagem & Inspeção, v. 21, n. 1, p. 2-15, Mar. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.