Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Encapsulação de pigmentos termocrômicos - termosensíveis pela técnica de polimerização em miniemulsão

Processo: 14/14619-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Reinaldo Giudici
Beneficiário:Maria Magdalena Espinola Colmán
Supervisor no Exterior: Michael F. Cunningham
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Queen's University, Canadá  
Vinculado à bolsa:13/01648-4 - Encapsulação de pigmentos termocrômicos - termosensíveis pela técnica de polimerização em miniemulsão, BP.PD
Assunto(s):Estireno   Polimerização

Resumo

Este projeto visa a obtenção de nanopatículas estruturadas a partir de poliestireno, polimetacrilato de metila e copolímero estireno- co- acrilato de n-butila que contenha pigmentos termocrômicos-termosensíveis na sua matriz. O principal objetivo deste trabalho é a encapsulação do pigmento na estrutura polimérica, promovendo uma maior interação entre o polímero e o pigmento, obtendo um produto inovador com características termocrômicas. Os pigmentos termocrômicos-termosensíveis se classificam como materiais inteligentes capazes de detectar estímulos no ambiente, neste caso, através da mudança da temperatura, ocorrendo uma mudança na cor do material. A técnica de polimerização em miniemulsão apresenta a vantagem das partículas poderem ser dispersas diretamente nas gotas de monômero se tornando encapsuladas quando as gotas da miniemulsão são polimerizadas. A análise da composição química do pigmento será realizada utilizando técnicas EDX, FTIR, a sua microestrutura e tamanho das partículas por meio de MEV, MET e DLS, respectivamente e o comportamento térmico utilizando análise termogravimétrica. Também, pretende-se melhorar o controle utilizando ferramentas espectrométricas como NIR e Raman para o acompanhamento em tempo real do processo de miniemulsão, identificando variações no tamanho da gota, assim como a taxa de conversão e composição do polímero ao longo da reação. Serão realizados testes utilizando diferentes surfactantes, co-estabilizadores e iniciadores a fim de obter uma boa estabilidade coloidal para a formação das nanopartículas poliméricas estáveis contendo o pigmento na sua morfologia. Desta forma, justifica-se a execução do projeto proposto como ponto de partida para a elaboração de vários produtos com potencial inovador para a indústria de tintas, têxtil, adesivos, resinas e vernizes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPINOLA COLMAN, MARIA M.; VALDEZ, OMAR GARCIA; GEORGE, SEAN; CUNNINGHAM, MICHAEL F.; DA COSTA LAQUA, LETICIA ALVES; GIUDICI, REINALDO. Preparation of Thermochromic Films from Latexes Made by Miniemulsion Polymerization. MACROMOLECULAR REACTION ENGINEERING, v. 13, n. 3 JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.