Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de protonação e deprotonação da polianilina como filme sensível em sensores de pH na configuração EGFET

Processo: 14/12440-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Marcelo Mulato
Beneficiário:José Renato Alcarás
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dispositivos eletrônicos   Potencial elétrico   Sensores   Polianilina   Técnicas eletroquímicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deprotonação | Egfet | polianilina | protonação | sensor de pH | Novos sensores e dispositivos eletrônicos.

Resumo

Nesse projeto, pretendemos realizar um estudo de sensores pH do tipo EGFET (Extended Gate Field-Effect Transistor) de forma a aprimorá-los para pesquisas e aplicações posteriores. Estudaremos as consequências da aplicação de potenciais de referência diferentes de zero presentes em um específico sistema EGFET e sua influência nas características de filmes de polianilina (PANI) eletrodepositada usados como membranas sensíveis à pH. Busca-se a influência desse potencial na mudança da sensibilidade (resposta elétrica em função do pH) do filme e da estrutura propriamente dita do polímero através do uso de técnicas ópticas. Uma vez estudados os efeitos da protonação do filme, pretende-se estudar a durabilidade do filme, submetendo-o a diversas medidas consecutivas e estudando a intensidade dessas medidas em sua sensibilidade. Ainda, pretende-se estudar métodos para reverter a protonação, através de técnicas eletroquímicas e físicas. Ao fim, pretende-se compreender por completo a influência de potenciais elétricos em meio ácido nas alterações estruturais do polímero, para obtenção de filmes de diferentes sensibilidades. Resultados prévios já indicam o efeito de protonação da PANI, reduzindo sua sensibilidade, para um dado potencial de referência (4,5V). Conseguiu-se reverter o processo causado para esse caso, motivando o estudo para diferentes potenciais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)