Busca avançada
Ano de início
Entree

Mobilização na aprendizagem da física: uma análise a a partir da relação com o saber

Processo: 14/13082-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 03 de novembro de 2014
Vigência (Término): 02 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alice Helena Campos Pierson
Beneficiário:Lucas da Silva Maia
Supervisor no Exterior: Patrice Venturini
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Toulouse II-Le Mirail, França  
Vinculado à bolsa:12/11754-3 - Sentidos atribuídos pelos estudantes à física escolar: uma análise na perspectiva da "relação com o saber", BP.DR
Assunto(s):Ensino de física

Resumo

Esta proposta de realização de estágio de pesquisa no exterior se inscreve em nossa pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos que, fundamentada na teoria da relação com o saber de Charlot, visa identificar quais elementos da relação com o saber favorecem ou desfavorecem a mobilização dos estudantes para aprender Física. Em geral, as pesquisas em Educação em Ciência têm tratado dessa questão realizando estudos sobre motivação, atitude para com a ciência e interesse em ciência. No entanto, críticas que destacam as limitações dessas investigações foram feitas em diversos artigos da literatura internacional. Recentemente, os didatas franceses, entre eles o professor Patrice Venturini, vêm utilizando o sistema teórico de Charlot na tentativa de dar conta da questão. Assim sendo, o objetivo desta proposta de realização de estágio de pesquisa no exterior é a apropriação do procedimento analítico desenvolvido a partir dos princípios da teoria de Charlot pelo professor Patrice Venturini, que analisou as características gerais da relação com o saber da Física de estudantes franceses. De fato, consideramos que tal procedimento analítico nos ajudará a aumentar a inteligibilidade das informações já coletadas e parcialmente analisadas em nossa pesquisa de doutorado, uma vez que conhecer os traços gerais das diferentes relações que os estudantes mantêm com a Física escolar nos permitirá identificar os elementos que favorecem ou não a mobilização destes estudantes na aprendizagem de Física na escola. (AU)