Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos cenários em Condensados de Bose-Einstein com interação dipolar

Processo: 14/16363-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 30 de outubro de 2014
Vigência (Término): 29 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Sadhan Kumar Adhikari
Beneficiário:Luis Ever Young Silva
Supervisor no Exterior: Luis Santos
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Leibniz Universität Hannover, Alemanha  
Vinculado à bolsa:12/21871-7 - Estudo das propriedades de Condensado de Bose-Einstein com átomos dipolares, BP.PD
Assunto(s):Armadilha magneto-óptica   Condensado de Bose-Einstein   Gás de Fermi   Dipolo

Resumo

Nos últimos anos o interesse acadêmico em gases dipolares vem crescendo rapidamente, pois esses sistemas com forte momento (magnético) dipolar diferem significativamente de suas contrapartes não-dipolares devido ao caráter anisotrópico e de longo alcance da interação dipolo-dipolo. Dentro deste projeto vamos explorar novos cenários na física de Condensados de Bose-Einstein com interação dipolar, em particular no contexto de atuais experimentos realizados com átomos magnéticos ultra-frios. Focaremos nossa atenção em três temas: Um tema refere uma das mais interessantes características dos condensados dipolares, o esperado caráter de "roton-like" na dispersão das excitações elementares. Exploraremos em estreito contacto com grupos experimentais os melhores cenários para a observação do mínimo roton-like. Também será analisada a física associada ao confinamento do roton, e a instabilidade do mesmo em condensados confinados com uma armadilha óptica unidimensional sobreposta. Uma segunda idéia é abordar sólitones bidimensionais, uma extraordinária característica não-linear dos condensados dipolares. Estudaremos, em especial, os melhores cenários para a observação de sólitones bidimensionais em experimentos realísticos, e vamos analisar a estabilidade e propriedades dos sólitones entre sítios da rede óptica. O último tema de pesquisa é estudar a física de misturas de bósons e férmions dipolares, um interessante cenário aberto por recentes experimentos em que diferentes isótopos de uma espécie dipolar podem ser presos simultaneamente. Focaremos em particular, sobre as propriedades de estabilidade da mistura, a possibilidade de separação de fases anisotrópicas, e os efeitos do condensado dipolar na deformação da superfície de Fermi do gás dipolar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONCAR, VLADIMIR; YOUNG-S, LUIS E.; SKRBIC, SRDJAN; MURUGANANDAM, PAULSAMY; ADHIKARI, SADHAN K.; BALAZ, ANTUN. OpenMP, OpenMP/MPI, and CUDA/MPI C programs for solving the time-dependent dipolar Gross-Pitaevskii equation. COMPUTER PHYSICS COMMUNICATIONS, v. 209, p. 190-196, DEC 2016. Citações Web of Science: 22.
YOUNG-S., LUIS E.; VUDRAGOVIC, DUGAN; MURUGANANDAM, PAULSAMY; ADHIKARI, SADHAN K.; BALAZ, ANTUN. OpenMP Fortran and C programs for solving the time-dependent Gross-Pitaevskii equation in an anisotropic trap. COMPUTER PHYSICS COMMUNICATIONS, v. 204, p. 209-213, JUL 2016. Citações Web of Science: 37.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.