Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementação no período das águas de bovinos e bubalinos recriados em pastagem de capim Xaraés (Brachiaria brizantha cv. Xaraés)

Processo: 14/06446-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andre Mendes Jorge
Beneficiário:Daiane Cristina Marques da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos   Desempenho animal   Pastejo   Capins   Brachiaria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Características de Carcaça | desempenho animal | pastejo intermitente | Determinação de Desempenho e Exigência Nutricional

Resumo

Este projeto será desenvolvido com o intuito de avaliar o desempenho de bovídeos submetidos ou não a suplementação em pasto e as características de carcaça, além do custo de produção. Serão utilizados 20 bubalinos e 20 bovinos, de 10 meses de idade e 190,22 Kg de média de peso, divididos em dois tratamentos contendo 10 animais de cada grupo genético recriados em sistema de pastejo intermitente, composto por capim Brachiaria brizantha cv. Xaraés, com e sem suplementação. A suplementação será na ordem de 0,6% do peso vivo. Serão realizadas pesagens dos animais no início do período experimental e posteriormente a cada 28 dias, medidas da altura do quadril, escore de condição corporal e com o uso da técnica de ultrassonografia, será medida a área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea (12a costela) e espessura de gordura da garupa (P8). Amostras de sangue serão coletadas no início do experimento, após o período de adaptação e no final do experimento, para determinação dos parâmetros metabólicos como insulina e glicose. Os pastos de capim-Xaraés serão manejados no sistema rotacionado com 4 dias de ocupação e 28 dias de descanso, sendo que serão coletadas amostras da forragem na entrada e saída dos animais para controle de oferta. A rentabilidade da produção será calculada através do fluxo de caixa. Para comparação das médias dos grupos genéticos será utilizado o teste de Tukey. Os dados serão analisados com os procedimentos MIXED do SAS (SAS Institute Inc., Cary, NC, USA). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Daiane Cristina Marques da. Suplementação no período das águas de bovinos e bubalinos recriados em pastagem de capim-xaraés (Urochloa brizantha Syn. Brachiaria brizantha cv. Xaraés). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.