Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da colheita fracionada sobre a cinética e viabilidade espermáticas do sêmen refrigerado e congelado de garanhões

Processo: 14/00354-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Frederico Ozanam Papa
Beneficiário:Sidnei Nunes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Andrologia veterinária   Criopreservação   Garanhões   Equinos   Sêmen

Resumo

Muitos estudos têm sido realizados e questionados sobre a real necessidade do plasma seminal no processo de fecundação. A existência de uma grande variação da motilidade do sêmen refrigerado entre os garanhões pode, em parte, ser resultante das diferentes composições do plasma seminal. Por possuir efeito negativo sobre a viabilidade espermática o plasma seminal é sempre removido durante o processo de criopreservação do sêmen equino. Entretanto, a maioria dos trabalhos que relacionam à sobrevivência espermática durante o armazenamento, tem sido realizados com o ejaculado total, sendo encontrados poucos trabalhos que avaliam as influências individuais dos fluídos produzidos pelas glândulas sexuais acessórias sobre o sêmen. O objetivo deste experimento é avaliar o efeito da colheita fracionada em garanhões denominados bad coolers e bad freezers, sobre a sobrevivência, motilidade espermática, integridade da membrana plasmática e atividade mitocondrial dos espermatozoides equinos antes e após os processos de criopreservação - refrigeração e congelação, em relação às colheitas convencionais com todo o ejaculado, comparando as mesmas características espermáticas nos garanhões considerados good coolers e good freezers. Com isso espera-se uma melhoria da qualidade espermática da fração rica em relação as demais, principalmente com as amostras de sêmen provenientes de garanhões classificados como bad coolers e bad freezers. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Sidnei Nunes de. Efeito da colheita fracionada sobre a cinética e viabilidade espermáticas do sêmen refrigerado e congelado de garanhões. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.