Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação local dè plasma rico em plaquetas após exodontia Èm ratas quê apresentam òs principais fatores de risco Pará a osteonecrose dos maxilares associada ão uso dè bisfosfonatos: avaliação dè üma terapia preventiva

Processo: 14/14542-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Edilson Ervolino
Beneficiário:Fernanda Furuse Ventura dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Reparação alveolar   Prevenção   Osteonecrose   Plasma rico em plaquetas

Resumo

Os bisfosfonatos (BPs) consistem em uma linha de fármacos utilizados no tratamento de algumas osteopatias ou neoplasias malignas osteotrópicas. Os BPs exercem potente ação inibitória sobre o processo de reabsorção óssea. Dentre seus efeitos adversos está a ocorrência da osteonecrose dos maxilares associada à terapia com bisfosfonatos (ONM-BPs). Sua etiopatogenia é pobremente compreendida, o que dificulta sua prevenção e tratamento. Dentre os fatores de risco para o desencadeamento da ONM-BPs estão: uso crônico de BPs nitrogenados, especialmente o zoledronato, via de administração intravenosa, gênero feminino, idade avançada e intervenções cirúrgicas odontológicas, em especial exodontias. Dentre as poucas propostas terapêuticas preventivas está a antibioticoterapia, a qual se mostra falha e com efeitos adversos. A aplicação local de plasma rico em plaquetas (PRP) apresenta propriedades biológicas que favorecem o processo de reparo tanto dos tecidos moles quanto dos tecidos duros, efeito antimicrobiano e ação anti-inflamatória, o que a coloca como uma potencial estratégia terapêutica preventiva para a ONM-BPs. O objetivo do presente projeto de pesquisa é avaliar o efeito da aplicação local de PRP no sítio de extração dental de ratas que apresentam os principais fatores de risco para o desenvolvimento de ONM. Quarenta ratas (20 meses de idade) serão divididas em quatro grupos experimentais: SAL, ZOL, SAL/PRP e ZOL/PRP. O plano de tratamento medicamentoso terá duração de 7 semanas. As ratas receberão injeções intraperitoneais de 0,45 ml de solução de cloreto de sódio 0,9% (Grupos SAL e SAL/PRP) ou 0,45 ml da mesma solução acrescida de 100 ¼g/Kg de zoledronato (Grupos ZOL e ZOL/PRP) com um intervalo de dois dias entre as aplicações. Decorridas três semanas de tratamento todas as ratas serão submetidas à coleta de sangue, via punção cardíaca, e à exodontia do primeiro molar inferior direito. O sangue coletado nos grupos SAL/PRP e ZOL/PRP será destinado ao preparo do PRP, o qual será aplicado no interior do sítio de extração dental. Decorridos 28 dias pós-operatórios, todas as ratas serão submetidas à eutanásia. Será executado o processamento histológico das hemi-mandíbulas e os cortes histológicos serão submetidos à coloração pela hematoxilina-eosina. No sítio de extração e na mucosa sobrejacente serão efetuadas análise histopatológica do processo de reparo alveolar e análise histométrica dos tecidos epitelial, conjuntivo e tecido ósseo neoformados. Os resultados serão analisados em microscopia óptica, submetidos à análise quantitativa e análise estatística com nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORO, LUAN FELIPE; DE MELLO-NETO, JOAO MARTINS; VENTURA DOS SANTOS, FERNANDA FURUSE; FERREIRA, LETICIA CHAVES; STATKIEVICZ, CRISTIAN; ANGELO CINTRA, LUCIANO TAVARES; MARDEGAN ISSA, JOAO PAULO; MENEGATI DORNELLES, RITA CASSIA; DE ALMEIDA, JULIANO MILANEZI; HITOMI NAGATA, MARIA JOSE; GARCIA, VALDIR GOUVEIA; THEODORO, LETICIA HELENA; CASATTI, CLAUDIO APARECIDO; ERVOLINO, EDILSON. Application of Autologous Platelet-Rich Plasma on Tooth Extraction Site Prevents Occurence of Medication-Related Osteonecrosis of the Jaws in Rats. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, JAN 10 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.