Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito imunofarmacológico da 15d-PGJ2 encapsulada em nanopartículas lipídicas sólidas na inflamação

Processo: 14/11016-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Henrique Napimoga
Beneficiário:Nathalie Ferreira Silva de Melo
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas lipídicas sólidas   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamação | Nanopartículas Lipídicas Sólidas | PPAR-gama | sistema de liberação modificada | 15d-PGJ2 | Clínica Odontológica

Resumo

Recentemente os agonistas farmacológicos do Receptor de Ativação de Proliferação do Peroxissomo (PPAR-gama) e seu agonista natural a 15d-prostaglandina J2 (15d-PGJ2) vêm apresentando excelentes resultados antiinflamatórios em modelos experimentais como pancreatite, sepse e artrite reumatóide, além de também apresentar uma potente ação analgésica. A 15d-PGJ2 possui propriedades anti-inflamatórias e tem sido relatada como mediadora da inibição da progressão do ciclo celular e produção de citocinas em macrófagos, porém boa parte da 15d-PGJ2 administrada exogenamente liga-se à albumina sérica. Uma alternativa que atualmente tem se mostrado capaz de contornar esse problema é a liberação modificada, através da utilização de sistemas de liberação de fármacos.O uso de sistemas nanoestruturados para liberação de fármacos como lipossomas, micro e nanopartículas poliméricas e nanopartículas lipídicas sólidas tem sido alvo de estudo com o intuito de melhorar propriedades terapêuticas do fármaco a eles incorporados, levando à inúmeras vantagens, como o aumento da estabilidade do fármaco, liberação mais lenta e prolongada, diminuição da toxicidade, direcionamento a tecidos-alvo, entre outras. Desta forma o objetivo presente trabalho é desenvolver (preparar e caracterizar) uma formulação de nanopartículas lipídicas sólidas para liberação modificada para a 15d-PGJ2 bem como realizar a investigação do potencial imunomodulatório da mesma, vislumbrando um novo sistema para futura utilização no tratamento da inflamação. Por se tratar de uma nova formulação pretende-se também avaliá-las quanto à citotoxicidade in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA DE MELO, NATHALIE FERREIRA; DE MACEDO, CRISTINA GOMES; BONFANTE, RICARDO; ABDALLA, HENRIQUE BALLASSINI; GONCALVES DA SILVA, CAMILA MORAIS; PASQUOTO, TATIANE; DE LIMA, RENATA; FRACETO, LEONARDO FERNANDES; CLEMENTE-NAPIMOGA, JULIANA TRINDADE; NAPIMOGA, MARCELO HENRIQUE. 15d-PGJ(2)-Loaded Solid Lipid Nanoparticles: Physicochemical Characterization and Evaluation of Pharmacological Effects on Inflammation. PLoS One, v. 11, n. 8, . (14/11016-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.