Busca avançada
Ano de início
Entree

Existe associação entre religiosidade, espiritualidade e qualidade de vida no envelhecimento ativo? Estudo transversal

Processo: 14/01684-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paula Costa Castro
Beneficiário:Stephanie Martins de Faria
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Revisão sistemática   Qualidade de vida   Velhice   Religiões   Religiosidade popular   Espiritualidade   São Carlos (SP)

Resumo

Embora haja indícios da influência positiva da espiritualidade e religiosidade sobre a qualidade de vida no final da velhice, pouco é sabido sobre a associação da espiritualidade, religiosidade e qualidade de vida no envelhecimento ativo. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo verificar se existe associação da espiritualidade, religiosidade e qualidade de vida no envelhecimento ativo, averiguando se há heterogeneidade entre os grupos religiosos e ateus. Para tal, será realizado um estudo observacional, quanti-qualitativo e transversal na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI-FESC), no município de São Carlos-SP. Em um primeiro momento será realizada uma seleção completa da população de idosos matriculados nos três campi, estes serão entrevistados via telefone, com a seguinte pergunta: "Você participa de algum grupo religioso?" ou "Você é ateu?" Depois de selecionados serão divididos em subgrupos de acordo com o grupo religioso pertencente (católico, protestante; afrodescendente, espírita e outros) e o grupo ateu. Na segunda etapa os sujeitos serão randomizados por meio de um programa estatístico, de forma que em cada grupo religioso sejam selecionados idosos para a pesquisa. Posteriormente os sujeitos selecionados serão contatados via telefone ou via e-mail para o agendamento dos encontros para a aplicação dos instrumentos que ocorrerá nos âmbitos da UATI. Os participantes selecionados responderão, em um único encontro: Mini-exame do Estado Mental, WHOQOL-SRPB e a Escala de religiosidade de Duke - DUREL, além das questões dissertativas. Espera-se, após a análise dos dados, que a associação entre a espiritualidade, religiosidade e qualidade de vida em idosos ativos ateus e de diferentes religiões seja melhor esclarecida. Tais resultados serão úteis para a área, lançando luz a medidas que corroborem para a melhora da Qualidade de Vida (QV) a fim de possibilitar um Envelhecimento Ativo (EA), para orientar programas de intervenção e políticas. Os resultados obtidos serão apresentados em congressos e eventos científicos de abrangência nacional e um internacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)