Bolsa 14/08755-3 - Neurofisiologia, Reprodução - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ativação dos neurônios que expressam o gene Kiss1 mediante à estímulo ferormonal

Processo: 14/08755-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Renata Frazão
Beneficiário:Fernanda Tais Haubenthal
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Reprodução   Neurônios   Genes   Estímulo olfatório   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fos | Kisspeptina | Reprodução | neurofisiologia

Resumo

O gene Kiss1 é essencial para o controle neuroendócrino da reprodução, uma vez que este gene codifica a kisspeptina, um neuropeptídeo que tem participação na regulação da secreção de gonadotrofinas. Os neurônios que expressam o gene Kiss1 estão localizados no núcleo anteroventral periventricular, periventricular anterior (AVPV/PeN), núcleo arqueado (Arc), dentre outros como o núcleo medial da amigdala (MeA). No MeA, assim como nos núcleos AVPV/PeN e Arc, a expressão do gene Kiss1 é variável de acordo com os níveis circulantes de hormônios gonadais, tanto em machos como em fêmeas. Feromônios e outras pistas olfatórias são importantes para regular as funções reprodutivas, sendo o MeA considerado estação primária que transmite informações relacionadas a reprodução tanto para neurônios que sintetizam o hormônio liberador de gonadotrofinas como para neurônios do núcleo AVPV. Além disto, o MeA também está envolvido com a coordenação de comportamentos sociais e emocionais. Apesar deste conhecimento, a importância do gene Kiss1 neste núcleo não é conhecida. O presente estudo irá avaliar se os neurônios que expressam o gene Kiss1 no MeA, bem como, nos núcleos AVPV/PeN e Arc são ativados mediante à estímulo feromonal. Para a realização deste estudo utilizaremos um modelo de animal geneticamente modificado que expressa a proteína fluorescente verde "human renilla" (hrGFP) sob controle transcricional do gene Kiss1. Os resultados obtidos nos permitirão avaliar se os neurônios que expressam o gene Kiss1, especialmente no MeA, fazem parte do circuito olfatório-hipotalâmico que regula a reprodução.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, LEANDRO BUENO; HAUBENTHAL, FERNANDA TAIS; SILVEIRA, MARINA AUGUSTO; BOHLEN, TABATA MARIZ; METZGER, MARTIN; DONATO JR, JOSE; FRAZAO, RENATO. Conspecific odor exposure predominantly activates non-kisspeptin cells in the medial nucleus of the amygdala. Neuroscience Letters, v. 681, p. 12-16, . (12/12202-4, 14/08755-3, 17/16473-6, 17/02983-2, 15/14588-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.