Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito residual e reaplicação de boro na cultura do eucalipto clone I144

Processo: 14/03387-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Salatier Buzetti
Beneficiário:Thiago de Souza Celestrino
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Cerrado   Micronutrientes   Boro

Resumo

Os solos de Cerrado geralmente apresentam baixos teores de matéria orgânica, sendo esta a principal fonte primária de boro (B), o que torna limitante o cultivo de culturas exigentes, como o eucalipto. Portanto, em plantios comerciais, é comum a adubação no sulco de plantio e via foliar desse elemento, na fase de implantação da cultura. Sendo assim, é importante verificar se a aplicação de B realizada inicialmente é suficiente para atender as exigências da cultura ao longo do ciclo, ou se é necessária a reaplicação do elemento em cobertura. O objetivo do trabalho será comparar o efeito residual das fontes de B aplicadas no sulco de plantio, assim como também da aplicação foliar do elemento, e a reaplicação de B em cobertura na cultura do eucalipto (clone I144), tendo em vista o alto índice de bifurcação nos tratamentos que não receberam a aplicação de B. O experimento está sendo conduzido na Fazenda Renascença, fundo agrícola administrado pela Cargill Agrícola S/A, localizada no município de Três Lagoas/MS, com latitude 20o 34' S e longitude 51o 50' O e altitude de aproximadamente 305 m. O delineamento experimental é o de blocos casualizados, com cinco repetições, em esquema fatorial, onde as parcelas serão subdivididas, perfazendo um 3 x 2 x 2, sendo o primeiro fator: 0 kg ha-1 de B; 1 kg ha-1 de B utilizando o fertilizante borogran (baixa solubilidade, 10% B), aplicado manualmente em filete contínuo no sulco de plantio; 1 kg ha-1 de B utilizando o fertilizante ácido bórico (alta solubilidade, 17% B), aplicado manualmente em filete contínuo no sulco de plantio. O fatorial 2 se refere à aplicação ou não de B via foliar. Foram realizadas duas aplicações foliares de B, aos quatro e dez meses após o plantio. Em cada aplicação, foi utilizado ácido bórico a 0,5 % na calda com volume de 250 L ha-1. O último fator 2, se refere às subparcelas que irão receber ou não a reaplicação de B em épocas distintas. Serão realizadas duas aplicações de B, sendo a primeira no período das águas (Novembro/2014) e a outra no período das secas (Março/2015), na dose de 0,5 kg ha-1 de B cada, sendo aplicada manualmente na projeção da copa, a distância de 50 cm da planta. Outras duas aplicações de B em cobertura serão repetidas no ano subsequente 2015/16, utilizando a mesma dose e época de aplicação. Serão realizadas as seguintes avaliações: Altura de plantas, diâmetro a altura do peito, volume de madeira com casca, porcentagem de plantas bifurcadas, teores de nutrientes no solo, concentração dos nutrientes nas folhas, concentração de B no folhedo e densidade básica de madeira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CELESTRINO, THIAGO DE SOUZA; BUZETTI, SALATIER; MINHOTO TEIXEIRA FILHO, MARCELO CARVALHO; GAZOLA, RODOLFO DE NIRO; DINALLI, RAISSA PEREIRA; MUELLER DA SILVA, PAULO HENRIQUE; DE CARVALHO, ARIADNE CARLA; SARTO, GUILHERME DEFAVARI. Sources and application methods of boron in Eucalyptus crop. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 36, n. 6, p. 3579-3593, . (14/03387-6, 12/05593-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CELESTRINO, Thiago de Souza. Efeito residual e reaplicação de boro na cultura do eucalipto (Clone I144). 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.