Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanocarregadores termosensíveis de PVA-F-127 para a liberação fotoquímica de óxido nítrico

Processo: 14/03266-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Thatiane Cristine Camargo Marini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57560-0 - Efeitos do chá verde (Camellia sinensis), do cacau e de um doador de óxido nítrico na nefropatia e retinopatia diabética: papel da redução do estresse oxidativo e da inflamação e do aumento do óxido nítrico, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/04267-7 - Síntese de PVA-GSNO por polimerização por RAFT, BE.EP.MS
Assunto(s):Biomateriais poliméricos   Fotoquímica   Óxido nítrico

Resumo

O Óxido Nítrico (NO) é uma espécie endógena presente em todas as células e está envolvida em muitos processos biológicos, tais como a vasodilatação, a agregação plaquetária e as respostas do sistema imune. S-nitrosotióis (RSNOs) representam uma classe de doadores de NO encontrados endogenamente nos mamíferos e apresentam capacidade de liberação de NO por vias térmica e fotoquímica. Um outro doador de NO já de uso médico, que também pode liberar o NO fotoquimicamente é o Nitroprussiato de Sódio (NPS). Assim, a incorporação destas moléculas em matrizes poliméricas pode proporcionar formas de liberação tópica de NO controladas pela irradiação com luz visível. Neste projeto, o RSNO S-nitrosoglutationa (GSNO) e o NPS serão incorporados em nanocarregadores termosensíveis compostos de hidrogéis de poli(álcool vinílico) (PVA) e copolímero em tribloco de PEO-PPO-PEO (F-127), para a liberação fotoquímica de NO. Estas matrizes são sistemas micro-heterogêneos compostos de micelas de F-127 com núcleos hidrofóbicos de PPO, capazes de estocar o NO liberado dos doadores, permitindo assim um controle cinético da liberação de NO em aplicações localizadas. As formulações serão preparadas a partir das soluções poliméricas em meio aquoso e serão caracterizadas quanto às suas propriedades térmicas (Temperatura Crítica de Micelização, CMT) por Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), distribuição de tamanho de micelas, por Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS) e cinéticas de liberação fotoquímica de NO sob irradiação com luz visível, por acompanhamento espectrofotométrico do decaimento dos doadores e detecção de NO liberado, por quimiluminescência. Estas propriedades serão analisadas frente aos potenciais de uso médico-farmacêutico das formulações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PICHETH, GUILHERME F.; MARINI, THATIANE C.; TALADRIZ-BLANCO, PATRICIA; SHIMAMOTO, GUSTAVO G.; DOS SANTOS, GIOVANNA J. V. P.; MENEAU, FLORIAN; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Influence of Pluronic F127 microenvironments on the photochemical nitric oxide release from S-nitrosoglutathione. Journal of Colloid and Interface Science, v. 544, p. 217-229, MAY 15 2019. Citações Web of Science: 1.
CHANDRAWATI, RONA; OLESEN, MORTEN T. J.; MARINI, THATIANE C. C.; BISRA, GURPAL; GUEX, ANNE GERALDINE; DE OLIVEIRA, MARCELO G.; ZELIKIN, ALEXANDER N.; STEVENS, MOLLY M. Enzyme Prodrug Therapy Engineered into Electrospun Fibers with Embedded Liposomes for Controlled, Localized Synthesis of Therapeutics. ADVANCED HEALTHCARE MATERIALS, v. 6, n. 17 SEP 6 2017. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.