Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino de instrumento violão nos cursos de licenciatura em música: investigação de novas abordagens através da autorregulação da aprendizagem

Processo: 14/00219-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fabio Scarduelli
Beneficiário:Camilla dos Santos Silva
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/25487-2 - Aprofundamento teórico acerca da Teoria Social Cognitiva aplicada ao ensino e aprendizagem de música, BE.EP.MS
Assunto(s):Educação musical   Licenciatura   Violão   Ensino e aprendizagem   Instrumentos musicais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autorregulação da aprendizagem | ensino coletivo de instrumentos musicais | Licenciatura em Música | pedagogia do violão clássico | Educação Musical

Resumo

Este projeto de pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar abordagens do ensino de instrumento nos cursos de licenciatura em Música. Através de aulas de violão para alunos deste curso na UNICAMP, será aplicada a teoria da autorregulação da aprendizagem de forma a estimular a autonomia no estudo do instrumento musical, bem como desenvolver reflexões a respeito do ambiente do ensino coletivo, e também de sua aplicação na prática docente do futuro professor. Também serão coletados dados sobre o ensino de instrumento nos cursos de licenciatura das diversas instituições do Brasil que oferecem este curso. Um levantamento bibliográfico sobre o ensino coletivo do instrumento irá colaborar para a fundamentação teórica do trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Camilla dos Santos. Ensino de instrumento - violão - nos cursos de licenciatura em música: uma proposta a partir da autorregulação da aprendizagem. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.