Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação polifásica de populações de Oscillatoriaceae (Oscillatoriales, Cyanobacteria)

Processo: 14/08200-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luis Henrique Zanini Branco
Beneficiário:Mariéllen Dornelles Martins
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Botânica (classificação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia molecular | Cyanobacteria | Morfologia | Oscillatoriaceae | Taxonomia | Taxonomia de cianobactérias

Resumo

Os organismos que integram a família Oscillatoriaceae, composta por seis gêneros, Blenothrix, Homoeothrix, Lyngbya, Oscillatoria, Plectonema e Polychlamydum, são bastante frequentes, ocorrendo em uma grande variedade de habitats (aerofíticos, marinhos, dulcícolas lênticos e dulcícolas lóticos). A morfologia relativamente simples dos organismos e a plasticidade morfológica associada a fatores ambientais tornam confusa a distinção de espécies e gêneros, caracterizando um grupo taxonomicamente complexo. Considerando-se a importância e a representatividade de Oscillatoriaceae, tornam-se necessárias investigações para melhor definição e distinção de gêneros e espécies. Esse trabalho propõe uma análise polifásica da família Oscillatoriaceae por meio da reavaliação dos caracteres taxonômicos diagnósticos para as suas espécies e gêneros, à luz dos dados moleculares (gene RNAr 16S e espaçador intergênico 16S-23S), além de fornecer informações morfológicas, biogeográficas, ecológicas e filogenéticas. O estudo será feito a partir de amostras a serem coletadas em localidades do Brasil, em espécimes mantidos em bancos de cultivo brasileiros e internacionais, bem como em espécimes preservados e mantidos em herbários brasileiros e internacionais. O projeto apresenta aspectos de grande relevância, uma vez que se trata de um trabalho de sistemática amplo, envolvendo aspectos morfológicos, ecológicos e moleculares de uma família representativa de cianobactérias e fornecerá subsídios para análises comparativas de sistemática de Cyanobacteria, especialmente da ordem Oscillatoriales, provendo dados para abordagens sobre biodiversidade em regiões tropicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUCH, BRUNA; MARTINS, MARIELLEN DORNELLES; BRANCO, LUIS HENRIQUE Z.. A widespread cyanobacterium supported by polyphasic approach: proposition of Koinonema pervagatum gen. & sp nov (Oscillatoriales). JOURNAL OF PHYCOLOGY, v. 53, n. 5, p. 1097-1105, . (10/09686-4, 12/19468-0, 14/08200-1, 13/08207-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.