Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação polifásica de populações de Oscillatoriaceae (Oscillatoriales, Cyanobacteria)

Processo: 14/08200-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luis Henrique Zanini Branco
Beneficiário:Mariéllen Dornelles Martins
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Botânica (classificação)

Resumo

Os organismos que integram a família Oscillatoriaceae, composta por seis gêneros, Blenothrix, Homoeothrix, Lyngbya, Oscillatoria, Plectonema e Polychlamydum, são bastante frequentes, ocorrendo em uma grande variedade de habitats (aerofíticos, marinhos, dulcícolas lênticos e dulcícolas lóticos). A morfologia relativamente simples dos organismos e a plasticidade morfológica associada a fatores ambientais tornam confusa a distinção de espécies e gêneros, caracterizando um grupo taxonomicamente complexo. Considerando-se a importância e a representatividade de Oscillatoriaceae, tornam-se necessárias investigações para melhor definição e distinção de gêneros e espécies. Esse trabalho propõe uma análise polifásica da família Oscillatoriaceae por meio da reavaliação dos caracteres taxonômicos diagnósticos para as suas espécies e gêneros, à luz dos dados moleculares (gene RNAr 16S e espaçador intergênico 16S-23S), além de fornecer informações morfológicas, biogeográficas, ecológicas e filogenéticas. O estudo será feito a partir de amostras a serem coletadas em localidades do Brasil, em espécimes mantidos em bancos de cultivo brasileiros e internacionais, bem como em espécimes preservados e mantidos em herbários brasileiros e internacionais. O projeto apresenta aspectos de grande relevância, uma vez que se trata de um trabalho de sistemática amplo, envolvendo aspectos morfológicos, ecológicos e moleculares de uma família representativa de cianobactérias e fornecerá subsídios para análises comparativas de sistemática de Cyanobacteria, especialmente da ordem Oscillatoriales, provendo dados para abordagens sobre biodiversidade em regiões tropicais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUCH, BRUNA; MARTINS, MARIELLEN DORNELLES; BRANCO, LUIS HENRIQUE Z. A widespread cyanobacterium supported by polyphasic approach: proposition of Koinonema pervagatum gen. & sp nov (Oscillatoriales). JOURNAL OF PHYCOLOGY, v. 53, n. 5, p. 1097-1105, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.