Busca avançada
Ano de início
Entree

Efetividade de um programa de terapia miofuncional no o tratamento da respiração oral em indivíduos com má-oclusão dentária: ensaio clínico

Processo: 14/05938-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Giédre Berretin-Felix
Beneficiário:Letícia Korb da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Má oclusão   Terapia miofuncional   Respiração bucal

Resumo

A influência da função respiratória no crescimento e desenvolvimento craniofacial tem sido amplamente discutida na literatura e sabe-se que a respiração oral pode contribuir para o desenvolvimento de más oclusões. A literatura é escassa quanto à intervenção fonoaudiológica em casos com respiração oral, não tendo sido encontrado estudos que considerassem adultos na casuística, ou mesmo que abordassem a respiração para a fala no processo de intervenção. O objetivo deste trabalho é verificar a efetividade de um programa miofuncional orofacial voltado ao tratamento da respiração oral habitual em adultos com má oclusão dentária. Para tanto, serão avaliados 30 pacientes em tratamento ortodôntico. A avaliação será composta pela análise dento-oclusal e da função respiratória do protocolo MBGR, medida do fluxo nasal expiratório (Espelho milimetrado de Altmann) e inspiratório (Peak Flow), espirometria (volume corrente) e suporte de ar disponível para a fala (tempo máximo fonatório). Além disto, serão aplicados protocolos de qualidade de vida em saúde oral OHIP-14 e de sintomas respiratórios (Caouette-Laberge). Por se tratar de um ensaio clínico, para comparações e comprovação da efetividade do tratamento, 15 sujeitos serão submetidos a um Programa de Terapia Miofuncional Orofacial de 12 sessões, abordando aspectos da postura corporal, tonicidade e mobilidade orofacial, bem como a função respiratória. Ao fim do programa terapêutico e três meses após, todos os 30 sujeitos passarão pelas mesmas avaliações realizadas inicialmente. Para a análise estatística serão utilizados os testes t pareado e Mann-Whitney para os dados quantitativos, enquanto os testes de McNemar e Exato de Fisher serão aplicados aos dados qualitativos, adotando nível de significância de 5% (p<0,05). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Letícia Korb da. Efetividade de um programa de terapia miofuncional no tratamento da respiração oral em indivíduos com má oclusão dentária: ensaio clínico. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.