Busca avançada
Ano de início
Entree

Riqueza funcional e serviços ecossistêmicos de aves frugívoras em paisagens fragmentadas

Processo: 13/19732-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Milton Cezar Ribeiro
Beneficiário:Fabio Monteiro de Barros
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/15376-4 - Dispersão de sementes e outras funções ecológicas desempenhadas por aves em interfaces de floresta-matriz em paisagens fragmentadas, BE.EP.DR
Assunto(s):Dispersão de sementes   Animais frugívoros

Resumo

Aves estão envolvidas em inúmeras funções ecossistêmicas importantes para ajudar a sustentar diversos ecossistemas da Terra, no entanto, poucas destas funções foram quantificadas ou mesmo estudadas a partir da perspectiva de serviços ecossistêmicos. O desafio atual é obter cálculos significativos de serviços ecossistêmicos que podem ser usados para incorporar a conservação da biodiversidade na gestão e política do uso da terra. As aves frugívoras podem ser consideradas um dos principais agentes dispersores de sementes em florestas tropicais, contribuindo para a regeneração e a resiliência dos habitats nas paisagens. Portanto, investigar a riqueza funcional de aves frugívoras em diferentes escalas espaciais, numa extensa região fragmentada, acaba gerando valiosas informações sobre a capacidade de regeneração dos habitats nas paisagens. Avançando nesta direção do conhecimento científico, o presente estudo visará responder as seguintes perguntas: Quais escalas espaciais melhor descrevem a riqueza e abundância de aves frugivoras em paisagens fragmentadas? Quais parâmetros da paisagem melhor descrevem a diversidade funcional e também a riqueza e abundância de aves frugivoras em paisagens fragmentadas? O estudo será realizado em diversas paisagens fragmentadas na região do Corredor Cantareira-Mantiqueira, sudeste do Brasil. No capítulo 1 serão utilizados dados secundários de levantamento de avifauna em diversas localidades em uma ampla região sob o domínio da Mata Atlântica. Nos capítulos 2 e 3, serão amostradas paisagens circulares com raio de 1 km ao longo da região de estudo. Em cada paisagem, as aves frugívoras serão amostradas por pontos de escuta nos fragmentos de floresta e também em áreas de pastagem próximos aos fragmentos. Serão construídos mapas de uso do solo georreferenciados da região do estudo, que servirão de base para o cálculo de parâmetros de paisagens. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, FABIO M.; PERES, CARLOS A.; PIZO, MARCO A.; RIBEIRO, MILTON CEZAR. Divergent flows of avian-mediated ecosystem services across forest-matrix interfaces in human-modified landscapes. LANDSCAPE ECOLOGY, v. 34, n. 4, p. 879-894, APR 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, Fabio Monteiro de. Species composition, ecological functions and ecosystem services by birds across forest-matrix interfaces in tropical disturbed landscapes. 2017. 162 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.