Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas fisiológicas, endócrinas e moleculares a protocolos para inseminação artificial estimulados com gonadotrofinas coriônicas

Processo: 13/26956-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Roberto Sartori Filho
Beneficiário:Alexandre Barbieri Prata
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/05628-6 - A gonadotrofina coriônica equina (eCG) é capaz de se ligar à receptores de FSH e LH de folículos bovinos?, BE.EP.DR
Assunto(s):Fertilidade animal   Sincronização do estro   Produção de leite

Resumo

Nos últimos anos, diversas alterações têm sido observadas na fisiologia reprodutiva de vacas leiteiras, comprometendo os índices de concepção. Estas alterações estão aparentemente relacionadas à alta produção de leite por vaca, resultado de intenso incremento nutricional, seleção genética e técnicas de manejo voltadas para a produção de leite. Tendo em vista a relação direta entre o aumento na produção de leite e a diminuição da fertilidade, tem-se buscado alternativas para incrementar os índices reprodutivos. Uma das alternativas é o desenvolvimento de protocolos de sincronização de ovulação para a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) com o uso de hormônios exógenos, já que os hormônios esteroides endógenos em vacas de alta produção são metabolizados em proporção elevada devido ao alto fluxo sanguíneo hepático. Assim, este estudo envolverá diversos experimentos com o propósito de, ao final, se desenvolver um protocolo de IATF que assegure elevadas taxas de sincronização de ovulação, assim como um ambiente hormonal adequado para otimizar a qualidade ovocitária e embrionária em vacas leiteiras de alta produção. Nos Experimentos 1, 2 e 3 será avaliado se a suplementação com eCG ou hCG em protocolos de IATF é capaz de aumentar o estradiol no pró-estro, o tamanho do folículo dominante e, consequentemente, aumentar o volume do CL e a progesterona no diestro, deste modo, melhorando a concepção. No Experimento 4, será avaliado se a estimulação com estas gonadotrofinas é capaz de alterar a quantidade e tamanho de células e mitocôndrias do CL. Além disso, será avaliado se estes hormônios são capazes de alterar a expressão de genes relacionados à esteroidogênese, angiogênese e luteólise. A perspectiva deste estudo é que, ao final, haja um incremento substancial no conhecimento dos fatores envolvidos com o sucesso ou insucesso dos protocolos para IATF, além de aumentar o conhecimento sobre a fisiologia reprodutiva de vacas leiteiras manejadas em sistemas intensivos e semi-intensivos no Brasil. Espera-se também que, com todas essas informações agregadas, possa-se identificar e sugerir as estratégias de manejo reprodutivo mais indicadas para distintas categorias e raças de vacas em lactação ou manejadas sob diferentes condições. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRATA, ALEXANDRE B.; DRUM, JESSICA N.; MELO, LEONARDO F.; ARAUJO, ESTELA R.; SARTORI, ROBERTO. Effect of different chorionic gonadotropins on final growth of the dominant follicle in Bos indicus cows. Theriogenology, v. 111, p. 52-55, . (13/26956-3)
PRATA, ALEXANDRE B.; PONTES, GUILHERME C. S.; MONTEIRO, JR., PEDRO LEOPOLDO J.; DRUM, JESSICA N.; WILTBANK, MILO C.; SARTORI, ROBERTO. Equine chorionic gonadotropin increases fertility of grazing dairy cows that receive fixed-time artificial insemination in the early but not later postpartum period. Theriogenology, v. 98, p. 36-40, . (13/26956-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRATA, Alexandre Barbieri. Função ovariana, hormônios esteroides e fertilidade de vacas estimuladas com gonadotrofinas. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.