Busca avançada
Ano de início
Entree

Identidades que se prezam: a Companhia de Reis Flor do Vale e as ressignificações da folia (1993-2013)

Processo: 13/18136-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fabiana Lopes da Cunha
Beneficiário:Rafaela Sales Goulart
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Folia de reis   Memória cultural   Memória coletiva   Identidade cultural   Florínea (SP)

Resumo

A presente pesquisa terá como objetivo entender a festa de reis e seus sentidos segundo a visão dos membros do grupo investigado. Trataremos aqui da Companhia de Reis Flor do Vale da cidade de Florínea/São Paulo e com o recorte temporal de 1993 a 2013. Nesta medida, analisaremos as ressignificações pelas quais o grupo vem incorporando à sua história, mais especificamente sobre a estabilização da celebração da festa no Parque de Exposições Sebastião Benedito de Paula (1993), a oficialização da Associação Folclórica de Reis Flor do Vale de Florínea (2013), bem como a circulação do grupo em eventos que ocorrem fora do período de sua prática tradicional (25 de dezembro a 06 de janeiro) e do local onde a festa é realizada. Desta forma, ao registrar a história e as transformações do grupo Flor do Vale e da festa por eles promovida no contexto atual, impulsionaremos a reflexão sobre sua preservação enquanto manifestação de cultura popular, parte do patrimônio imaterial do interior do estado de São Paulo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOULART, Rafaela Sales. Sentidos da Folia de Reis de Florínea (SP) : memória, identidade e patrimônio (1993-2013). 2016. 242 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.