Busca avançada
Ano de início
Entree

O negro como tema e sujeito na obra de Abdias do Nascimento: 1944-1968

Processo: 13/27014-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marina de Mello e Souza
Beneficiário:Gabriel dos Santos Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Afro-descendentes   Intelectuais   Teatro experimental   Relações raciais

Resumo

A pesquisa abordará a obra de Abdias do Nascimento no período de 1944, ano em que foi fundado o Teatro Experimental do Negro, a 1968 quando foi publicada a primeira edição de O Negro Revoltado. Por meio dela buscarei analisar como questões sociais relacionadas ao negro no Brasil são problematizadas na obra deste autor, também artista e ativista de grande importância para o movimento negro, em um período emergência de uma nova consciência entre os intelectuais e ativistas em torno do teatro experimental do negro sobre as relações raciais em nosso país: um momento de ruptura gradativa com a ideologia da democracia racial brasileira e a emergência de uma negritude que trará a proposta de aproximação do legado cultural africano como meio de afirmação de uma identidade positiva para os negros brasileiros. A pesquisa também buscará analisar quais contribuições a obra de Abdias do Nascimento traz para os estudos sobre o negro no Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Gabriel dos Santos. O negro como tema e sujeito na produção intelectual de Abdias do Nascimento, 1944-1968. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.