Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos da dinâmica do setor infravermelho da QCD em análises fenomenológicas de processos hadrônicos em altas energias

Processo: 14/00337-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 14 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adriano Antonio Natale
Beneficiário:Daniel Almeida Fagundes
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/22079-8 - Física de partículas e campos: modelo padrão e suas extensões, AP.TEM
Assunto(s):Física de hádrons   Cromodinâmica quântica não perturbativa

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva o estudo de aspectos fundamentais do setor não-perturbativo da QCD, como o regime de confinamento e a geração dinâmica de massa de quarks e glúons, em conexão com a física dos processos difrativos \textit{suaves} em altas energias e sua influência no comportamento dos fatores de forma de transição de mésons. Mediante a impossibilidade de tratar esses fenômenos de forma estrita no âmbito da QCD, recorremos a abordagens fenomenológicas para a investigação dos referidos processos. Em particular, no âmbito dos espalhamentos difrativos \textit{suaves}, elásticos e dissociativos (simples e duplo), visamos investigar os espalhamentos $pp$ e $\bar{p}p$ nas energias do LHC e de raios cósmicos à luz de dois modelos inspirados em QCD (eiconalizados) representativos: (i) o modelo com massa dinâmica de glúons e (ii) o modelo com ressoma de glúons emitidos com baixo momento transversal. Paralelamente, pretendemos investigar o comportamento da amplitude de distribuição de quarks no píon através de modificações do termo de auto-energia de quarks, no âmbito do modelo de quebra de simetria quiral. Nesse escopo, almejamos obter descrições apropriadas dos dados experimentais de seções de choque difrativas, obtidas no LHC, e de fatores de transição de mésons, obtidos recentemente pelas colaborações BaBar e Belle. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAGUNDES, D. A.; GRAU, A.; PANCHERI, G.; SRIVASTAVA, Y. N.; SHEKHOVTSOVA, O. Soft edge of hadron scattering and minijet models for the total and inelastic pp cross sections at LHC and beyond. Physical Review D, v. 91, n. 11 JUN 8 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.