Bolsa 14/14486-5 - Formação de professores, Professores - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações narrativas de desenvolvimento profissional de professores de matemática

Processo: 14/14486-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Vanessa Moreira Crecci
Supervisor: Jean Clandinin
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Alberta, Canadá  
Vinculado à bolsa:13/12927-1 - A constituição da profissionalidade docente em comunidades investigativas, BP.DD
Assunto(s):Formação de professores   Professores   Desenvolvimento profissional   Matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:math teacher's | Narratives inquiries | professional development | Formação Docente

Resumo

Desde 2012, estou desenvolvendo o projeto de pesquisa de doutorado intitulado: "A Constituição da Profissionalidade Docente em Comunidades Investigativas" (Fapesp 2013/12927-1), na Faculdade de Educação-Unicamp, sob a orientação do Prof. Dr. Dario Fiorentini. O objetivo desse projeto é analisar o desenvolvimento profissional e a profissionalidade de professores que ensinam matemática e participam de comunidades investigativas. Neste momento, os dados do trabalho de campo vêm sendo analisados. Em um primeiro momento, foi realizada uma análise qualitativa das respostas de 28 professores de matemática, que participam de comunidades investigativas, a um questionário com perguntas abertas. Em seguida, foram selecionados quatro professores e conduzidas entrevistas semiestruturadas. No momento, a partir de uma perspectiva diacrônica, pretendo escrever narrativas de desenvolvimento profissional desses quatro professores sob a orientação da Profa. Dra. Clandinin, na Universidade de Alberta. Para isso, analisarei as quatro entrevistas semiestruturadas, as produções escritas dos professores consultados e minhas próprias interações com as comunidades investigativas que os sujeitos participam. Com base na literatura de desenvolvimento profissional em comunidades investigativas e pesquisa narrativa, pretendo observar indícios de aprendizagens, desenvolvimento profissional e os significados atribuídos pelos professores à sua participação em grupos de estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)