Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguagem, Formação da Personalidade e Desenvolvimento Humano: Questões sobre Relações de Ensino

Processo: 14/07413-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Débora Dainez
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Deficiências   Linguagem

Resumo

A presente proposta de investigação configura-se como continuidade e desdobramento do estudo de Doutorado intitulado "Constituição Humana, Deficiência e Educação: Problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural". Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, cujo objetivo geral é apurar a concepção de linguagem, personalidade e desenvolvimento humano a partir da perspectiva histórico-cultural, trazendo para discussão a problematização do caso de um aluno com síndrome de Down nas condições de educação inclusiva, em uma escola da rede pública de ensino. Delineia-se como objetivos específicos: 1- Compreender a dinâmica de produção de sentidos, como esses tornam-se co-incidentes ou não, e os efeitos nos modos de particip(ação) dos sujeitos nas práticas educacionais; 2- Investigar o lugar e o papel da linguagem do outro na organização do pensamento e na sustentação das formas de ações da criança com deficiência. Esta pesquisa encontra-se diante de um vasto acervo de material empírico, registrado durante os anos de 2010 a 2012 e que diz respeito às situações envolvendo o aluno em foco. Os registros serão revisitados, revistos, recortados e transcritos para análise com base nas discussões sobre linguagem e desenvolvimento. Espera-se com esse estudo tecer contribuições para a área da Psicologia Educacional na intersecção com a área da Educação Especial e Inclusiva, de modo a ampliar possibilidades de reflexões sobre os processos de significação e a formação da personalidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DÉBORA DAINEZ; ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educ. Pesqui., v. 45, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.