Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes sociais da mobilidade funcional e quedas em idosos do município de São Paulo: uma análise multinível

Processo: 14/06721-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho
Beneficiário:Carla Ferreira Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Limitação da mobilidade   Determinantes sociais da saúde   Idosos   Acidentes por quedas   São Paulo (SP)

Resumo

Introdução: A maioria dos países tem passado por um processo de transição demográfica, resultando no aumento da população idosa. Diferentemente de países europeus, que tiveram tempo de se desenvolver economicamente antes de envelhecer, o Brasil vem passando por esta transição de forma acelerada e em uma situação de baixo nível de renda per capita. A população idosa apresenta maior vulnerabilidade em relação às doenças crônicas e aos acidentes como as quedas, que estão entre as principais causas de mortalidade e morbidade por causas externas nessa faixa etária. Além disso, podem gerar consequências persistentes como fraturas, inatividade social e declínio funcional. A identificação dos determinantes sociais das quedas e da mobilidade funcional no município de São Paulo poderá oferecer informações importantes para a identificação de fatores de risco e para o planejamento de estratégias preventivas. Objetivo: Analisar os determinantes sociais da mobilidade funcional e quedas em uma amostra representativa de idosos do município de São Paulo. Metodologia: A pesquisa utilizará os resultados do Estudo Saúde Bem Estar e Envelhecimento (SABE), um estudo coordenado pela Organização Pan-Americana de Saúde, que teve como objetivo traçar o perfil das condições de vida das pessoas idosas de centros urbanos de sete países da América Latina e Caribe. O presente estudo analisará os resultados da pesquisa referente aos idosos do município de São Paulo e terá um desenho longitudinal, utilizando os dados de 2006 e 2010. As variáveis dependentes de interesse para a pesquisa serão o estado funcional de mobilidade e o relato de queda em 2010. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO NASCIMENTO, CARLA FERREIRA; OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; LEBRAO, MARIA LUCIA; PORTO CHIAVEGATTO FILHO, ALEXANDRE DIAS. Individual and Neighborhood Factors Associated With Functional Mobility and Falls in Elderly Residents of SAo Paulo, Brazil: A Multilevel Analysis. JOURNAL OF AGING AND HEALTH, v. 30, n. 1, p. 118-139, JAN 2018. Citações Web of Science: 2.
DO NASCIMENTO, CARLA FERREIRA; OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; LEBRAO, MARIA LUCIA; PORTO CHIAVEGATTO FILHO, ALEXANDRE DIAS. Individual and contextual characteristics of indoor and outdoor falls in older residents of Sao Paulo, Brazil. ARCHIVES OF GERONTOLOGY AND GERIATRICS, v. 68, p. 119-125, JAN-FEB 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Carla Ferreira Do. Determinantes sociais da mobilidade funcional e quedas em idosos do município de São Paulo: uma análise multinível. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.