Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso e estratégias de intervenção em remanescentes industriais: três estudos de caso

Processo: 14/08600-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Telma de Barros Correia
Beneficiário:Ana Lara Barbosa Lessa
Instituição-sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria da arquitetura   História da arquitetura   Patrimônio arquitetônico   Preservação arquitetônica   São Paulo (SP)

Resumo

Esta iniciativa de pesquisa propõe analisar projetos de reutilização de remanescentes industriais a partir das posturas de intervenção no espaço e do uso escolhido, diante da noção contemporânea que se tem de patrimônio industrial no Brasil, do planejamento territorial e da dinâmica imobiliária atual. Em princípio foram eleitas como objeto de estudo três edificações: Tendal da Lapa, utilizado como espaço cultural e subprefeitura da Lapa; a antiga fábrica da Alpargatas, adaptada para sediar um campus universitário; e a Casa das Caldeiras do conjunto das Indústrias Francisco Matarazzo, adaptada para um espaço de eventos. Pretende-se analisar a questão do uso do patrimônio arquitetônico a partir de uma reflexão que relaciona esse tema com a preservação do patrimônio industrial na atualidade enfocando a cidade de São Paulo, uma vez que esse tipo de patrimônio, devido a um conjunto de características, tende a ser considerado exclusivamente no âmbito econômico, direcionando uma determinada postura em relação à funcionalidade que geralmente não abrange o real escopo da preservação patrimonial. (AU)